Rotina do bebé: saiba quais são os cuidados de higiene imprescindíveis nas Conversas com Barriguinhas

Por serem tão sensíveis e mais suscetíveis a infeções, os mais pequeninos precisam de cuidados de higiene diários essenciais para o bem-estar e crescimento saudável. Nas Conversas com Barriguinhas dos próximos dias 14, 16 e 21 de dezembro, os pais vão ficar a saber, passo a passo, alguns destes rituais de higiene dos bebés. As inscrições são gratuitas e já se encontram disponíveis na plataforma.

A cada troca de fralda e após o banho, o coto umbilical merece cuidados que o mantenham limpo. Para explicar “Tudo o que precisa de saber sobre o coto umbilical do seu bebé”, a Enf.ª Joana Gonçalves, especialista em saúde materna e obstétrica, vai estar presente no evento online do próximo dia 14 de dezembro, às 19h00 (inscrições disponíveis aqui). A higiene oral será o segundo tema em análise, com o contributo da  Dr.ª Inês Guerra Pereira, médica dentista e autora do Blog Dente a Dente, que dará a conhecer os “Cuidados da boca no recém-nascido até aos primeiros dentes”.

A hora do banho e a hidratação da pele do bebé também não podiam faltar nestas sessões sobre a rotina diária do bebé: Como seguro o bebé no banho? Como devo limpar? Qual a temperatura ideal da água? Estas e outras dúvidas comuns serão esclarecidas pela Enf.ª Núria Durães, especialista em saúde materna e obstetrícia, no dia 16 de dezembro, às 21h30 (inscrições disponíveis aqui). A Enf.ª Davina Ferreira, especialista em saúde materna e obstétrica, marcará ainda presença para abordar “As características do recém-nascido”.

Já no dia 21 de dezembro, às 19h00, (inscrições disponíveis aqui), os pais vão descobrir a importância do contacto pele com pele com o seu bebé e a relevância do papel ativo do pai ao longo deste percurso, com o contributo da Enf.ª Raquel Fonseca, conselheira em aleitamento materno. Sobre amamentação, a Enf.ª Carmen Pacheco, especialista em saúde materna e educadora da Medela, vai ainda revelar quais os produtos de apoio essencias e os cuidados que se devem ter com os mamilos.

E para que os pais possam tomar uma decisão informada quanto a guardar ou doar as células estaminais do cordão umbilical do bebé, o especialista em células estaminais da Crioestaminal, o único laboratório com acreditação internacional pela Associação de Bancos de Sangue (AABB), vai estar presente em todas as sessões online para explicar tudo sobre estas células: o que são, quais as possíveis fontes destas células, de que forma constituem uma opção terapêutica para mais de 80 doenças e qual a importância para o futuro da saúde da família.

As sessões online das Conversas com Barriguinhas realizam-se todas as semanas e têm como objetivo ajudar as grávidas portuguesas a preparar a chegada do seu bebé, a partir do conforto da sua casa.