Série "Equador" estreia na HBO Portugal


Série "Equador" estreia na HBO Portugal

EQUADOR, a adaptação televisiva da obra homónima de Miguel Sousa Tavares, estreia dia 15 de novembro, na HBO Portugal.


Com um elenco nacional de luxo, EQUADOR, uma série de 30 episódios baseada na obra homónima de Miguel Sousa Tavares, estreia dia 15 de novembro, na HBO Portugal.

A história de EQUADOR, inicia-se na politicamente conturbada Lisboa, de finais de 1905. No plano interno, nunca foram tão ferozes os ataques à monarquia e ao rei D. Carlos (João Ricardo), enquanto, a nível internacional, as possessões ultramarinas portuguesas constituem um alvo preferencial da cobiça das potências europeias, especialmente da Inglaterra, disposta a ir mais longe para atingir os seus objectivos.

É neste ambiente explosivo que vamos encontrar Luís Bernardo Valença (Filipe Duarte), um jovem empresário lisboeta, no início do século XX. Dotado de visão estratégica, facilmente se apercebe que as potências estrangeiras tentam, sob a capa de um "humanismo hipócrita", eliminar a concorrência dos produtores portugueses de cacau, alegando o uso ilegal do trabalho escravo e incentivando o boicote à compra do cacau de São Tomé.

Mas a realidade não é diferente da dos outros países colonizadores. Luís Bernardo escreve um artigo denunciando a situação e é convidado pelo próprio Rei D. Carlos a ocupar o lugar de governador das ilhas de S. Tomé e Príncipe durante três anos, sendo-lhe atribuída a missão de averiguar se há ou não trabalho escravo na referida colónia e convencer o cônsul inglês de que o trabalho escravo em Portugal já faz parte do passado. Aqui se ligam as vertentes históricas e pessoais da obra.

Facilmente se conclui que Luís Bernardo terá que enfrentar alguns dos mais importantes produtores de cacau portugueses, não sendo certo que, dada a instabilidade política que existia na época, tenha um apoio total de Lisboa na execução dessa tarefa. No plano pessoal, esta missão representa, para Luís Bernardo, o fim de uma vida mundana na capital do Império e o princípio de um longo exílio numa ilha distante de todas as partes do mundo. Será aqui que, para ele, o amor se revela. Mas, como em todas as coisas na vida, também o amor nem sempre é certo.

Esta história, com um final inesperado e surpreendente, tem como pano de fundo a beleza selvagem do arquipélago equatorial, com as suas praias de areia fina e floresta de vegetação luxuriante. EQUADOR é a história de um homem que ousou levar o seu destino até às últimas consequências.

O elenco principal da série conta ainda com Gonçalo Portela (Filipe Martins), Marco Horácio (João Forjaz), Dalila Carmo (Matilde Albuquerque), João Tempera (Mateus Resende), Paulo Pires (Frederico Albuquerque), Mariana Monteiro (Marta Trebouce), Francisco Côrte-Real (Antero Albuquerque), São José Correia (Pilar), Lídia Franco (Maria dos Prazeres), José Pedro Gomes (Conde de Arnoso) e Sara Salgado (Imaculada), entre outras participações especiais de peso.