A base da alimentação… está (também) no pão!


15 Oct
15Oct

Qual é coisa, Qual é ela, Que quanto mais quente está, Mais fresco é? 

Precisa de mais algumas pistas? 

É também um alimento que nunca falta na mesa dos portugueses e uma excelente fonte de energia, por ser rico em fibras, vitaminas e minerais.

Estamos a falar do pão – que curiosamente, na linguística portuguesa e em sentido figurado, também significa «alimento essencial» ou «subsistência». 

Precisamente porque o pão é essencial à nossa alimentação, a Cerealis tomou a iniciativa de ser a primeira Moagem a promover o Dia Mundial do Pão, celebrado desde o ano 2000 no dia 16 de outubro, sensibilizando os consumidores para os benefícios do pão na sua dieta alimentar.

Este ano, a Cerealis volta a distribuir sacos de papel para o pão pelas padarias portuguesas. Serão mais de 320.000 sacos distribuídos com informação sobre a Roda dos Alimentos e as mais-valias do pão. 

A Fundação Portuguesa de Cardiologia (FPC) e a Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI) juntam-se à iniciativa, reforçando as vantagens do consumo equilibrado de pão. A Fundação Portuguesa de Cardiologia estima que cerca de 80% das crianças e adolescentes consomem pão ao pequeno-almoço, estando este na base da Roda dos Alimentos. A FPC realça que “o pão é essencial para encontrar o equilíbrio de uma alimentação saudável”

 Mário Silva, presidente da APCOI, afirma que “não é por acaso que se assinala na mesma data o Dia Mundial da Alimentação e o Dia Mundial do Pão”. E explica porquê: “Este alimento é uma das principais bases da alimentação humana em praticamente todas as culturas do mundo. E se durante muitos anos existia o mito de que o pão engordava, hoje, quem pratica uma alimentação mais consciente, sabe que este alimento está cada vez mais saudável, com menos sal, menos gordura e podemos saboreá-lo sem culpa e em versões cada vez mais variadas e nutritivas”, acrescenta. 

Neste Dia Mundial do Pão, a Cerealis dá também a conhecer oito boas razões para comer pão todos os dias:

1. Fonte de fibra alimentar, essencial ao bom funcionamento do organismo.

2. Fonte de vitaminas e minerais.

3. Rico em hidratos de carbono complexos, promovendo uma maior saciedade e energia para todo o dia.

4. Preço acessível.

5. Disponível a toda a população – grande nível de distribuição.

6. Menor teor de sal em comparação com os seus substitutos.

7. Grande variedade – do típico pão branco ao integral, a passar pelo pão de centeio, mistura ou especialidades regionais.

8. Muito prático – pode ser consumido em qualquer lugar e em qualquer momento do dia.


Sobre a CerealisO Grupo Cerealis é um dos mais importantes grupos agroalimentares portugueses. Este grupo emprega cerca de 670 colaboradores e transforma anualmente mais de 440 mil toneladas de cereais. A sua carteira de clientes é superior a 3 mil e os seus produtos são comercializados nos 5 continentes. O Grupo é líder nas massas alimentícias e nas farinhas industriais, estando também ativamente presente nas farinhas para usos culinários, cereais de pequeno almoço, barras de cereais e bolachas. A Milaneza, Nacional e Harmonia, são três das principais marcas que a Cerealis coloca diariamente nos mais distintos mercados.