A Vaca que ri junta-se ao Movimento Unidos Contra o Desperdício


10 Oct
10Oct

Em Portugal, estima-se que cerca de um milhão de toneladas de alimentos continua a ir para o lixo. 

No dia 29 de setembro, data decretada pela ONU como Dia Internacional para a Consciencialização sobre Perdas e Desperdício Alimentar, a icónica marca de queijinhos da Bel, A Vaca que ri, juntou-se ao Movimento Unidos Contra o Desperdício, um movimento cívico e nacional, agregador e educativo, que une a sociedade num combate ativo e positivo em torno do desperdício alimentar em Portugal.

A Vaca que ri acredita que a educação, a sensibilização e os esforços coletivos são formas poderosas de estimular as ações dos portugueses e, ao aderir a este movimento, a marca pretende reforçar assim o seu compromisso nesta problemática, na qual já tem vindo a trabalhar.  

“A minimização do desperdício tem sido parte integrante da estratégia empresarial da Bel: é claro que a porção individual faz parte do nosso ADN há mais de 150 anos contribuindo para evitar o desperdício alimentar. No fundo, serve como uma medida para ajudar os consumidores a consumir a quantidade adaptada às suas necessidades. Mas o grupo esforça-se também por reduzir o desperdício alimentar ao longo de toda a sua cadeia de valor, desde a produção e recolha das suas matérias-primas até ao consumo dos seus produtos acabados; "For All For Good", comenta Inês Santos, Brand Manager A Vaca que ri.

“A Vaca que ri é uma marca que tem vindo a assumir o compromisso com o combate desperdício alimentar. A marca lançou uma campanha no final de novembro 2020 em parceria com a ‘Too Good To Go’ para promover a sensibilização dos consumidores para a correta leitura das datas de validade. Mais de 1 milhão de packs de porções A Vaca que ri incluíram um rótulo no interior com informação que encorajava os consumidores a confiar nos seus sentidos para observar, cheirar, provar o produto e determinar se este pode ser consumido para além da data indicada, antes de deitar fora. Por isso, para nós, a adesão a esta campanha de sensibilização através da marca A Vaca que ri faz todo o sentido e vem reforçar o compromisso da marca na minimização desta problemática”, acrescenta a gestora da marca. 

Tendo por objetivo facilitar o aproveitamento de excedentes, incentivar a doação das sobras, bem como promover um consumo responsável, o Movimento Unidos Contra o Desperdício que conta já com a adesão de 2.100 particulares e 245 empresas, foi fundado a 29 de setembro de 2020, por iniciativa da Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares e da vontade das nove entidades que se juntaram, a propósito da designação do Dia Internacional de Consciencialização sobre perdas e desperdício alimentar, atribuído pela ONU.