Chocapic Original reduziu em 41% o teor de açúcares


17 Nov
17Nov

A marca Chocapic está a assinalar os seus 35 anos com um passatempo em que convida os portugueses a darem uma nova vida às suas embalagens. Os 35 melhores trabalhos ganham um fim-de-semana em família.

Produzida em Portugal (na fábrica de Avanca) há mais de três décadas, a marca pretende com este passatempo estimular a criatividade dos portugueses ao mesmo tempo que desperta os mais novos para um mundo mais sustentável.


Chocapic é uma marca dedicada a crianças a partir dos 6 anos, mas sabemos que as “crianças dos anos 80” continuam a consumir Chocapic e a passar este hábito aos seus filhos, quase como uma “passagem de testemunho”. 

Desde 2003 que os cereais Nestlé têm vindo a melhorar as suas receitas, confirmando o seu compromisso em oferecer um pequeno-almoço cada vez mais saudável, sem comprometer o seu sabor. Uma das maiores conquistas foi tornar os cereais integrais no ingrediente principal de toda a gama de cereais de pequeno-almoço Nestlé (excepto os corn flakes à base de milho). Em concreto Chocapic Original (que representa mais de 90% das vendas da marca) reduziu em 41% o seu teor de açúcares e em 56% o seu teor de sódio ao mesmo tempo que aumentou 129% o seu teor de fibra. 

De uma forma geral, os consumidores procuram cada vez mais uma alimentação saudável e equilibrada embora sem prescindir do sabor e da experiência sensorial com os alimentos, adicionalmente as questões da praticidade e sustentabilidade têm trazido novas exigências às marcas. 

A receita de Chocapic Original tem vindo a ser melhorada por forma a responder a estas necessidades e a marca tem apostado em lançamentos de novos produtos como o Chocapic Bio e de uma forma transversal à gama procurado soluções mais sustentáveis nomeadamente ao nível da embalagem. 

No sentido de ajudar os consumidores a fazerem melhores escolhas nutricionais, a Nestlé, desde o ano passado, tem vindo a implementar o Nutri-Score, um sistema de avaliação do perfil nutricional dos produtos, que se encontra na frente das embalagens. Graças à escala de cinco níveis que combina letras e cores, os consumidores conseguem rapidamente ter uma leitura sobre o perfil nutricional de cada alimento e comparar opções dentro de cada categoria.

O maior desafio continua a ser dar resposta à crescente exigência do consumidor no que diz respeito ao perfil nutricional sem, contudo, comprometer o sabor e a experiência de consumo. Em paralelo a Nestlé está comprometida em procurar soluções cada vez mais sustentáveis mantendo a qualidade e conservação do produto em ótimas condições.

Como referido, a Nestlé está a dar passos importantes para tornar a cadeia de valor dos seus produtos mais sustentável, comprometendo-se, por exemplo, a que 100% das suas embalagens sejam recicláveis ou reutilizáveis até 2025.

No caso de Chocapic a sua embalagem está pronta a reciclar bastando para isso colocar o saco no ecoponto amarelo e a embalagem de cartão no ecoponto azul. Por outro lado, a produção é feita em Portugal, na nossa fábrica de Avanca, desde o seu lançamento em 1986, encurtando a distância desde a produção ao consumidor e contribuindo para a economia local.