Mimosa promove o Lanchinho booom nas escolas


16 Oct
16Oct

Programa ‘Lanchinho Booom’ celebra Dia Mundial da Alimentação com mais de 50 mil crianças.

Iniciativa reinventa a Roda da Alimentação para tornar divertida a aprendizagem sobre alimentação saudável.


O programa educativo da Mimosa ‘Lanchinho Booom’ celebrou o Dia Mundial da Alimentação com uma festa digital em mais de 500 escolas do 1º ciclo e pré-escolar de todo o país, sob o mote: Pura Diversão no Dia Mundial da Alimentação. 

A marca surpreendeu os mais novos com uma peça de teatro interativa com cenários 3D, produzida pela companhia de teatro FAREDUCA, onde a roda da alimentação se transforma numa Roda Gigante, a lembrar um parque de diversões. Ao longo da viagem na roda, as personagens vão parando em cada uma das ‘fatias’ para saberem mais sobre os alimentos que a compõem. O evento foi apresentado pelo embaixador do programa Francisco Garcia e reuniu em simultâneo mais de 50 mil crianças.

O programa ‘Lanchinho Booom’ rege-se pelos princípios Alimentação Saudável, Consumo Consciente e Atividade Física e tem o propósito de contribuir para o combate à obesidade infantil, fazendo a pedagogia da composição equilibrada para um lanche saudável. 

Segundo dados da Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade, Portugal apresenta uma taxa de excesso de peso infantil de 29,6%, e 12% destas situações constituem já um quadro de obesidade. Para a Mimosa é, assim, crucial continuar a dar prioridade à temática da alimentação saudável junto das crianças e jovens, sublinhando a importância dos lanches escolares no seu crescimento e desenvolvimento global, e também os seus benefícios no rendimento escolar. 

“A escola é um espaço privilegiado para a promoção da literacia em saúde e aposta na sensibilização da comunidade educativa e encarregados de educação para a importância de uma alimentação equilibrada e para os benefícios nutricionais do leite, em especial na fase de crescimento”, explica Maria José Patrício, responsável pelo programa. 

“Numa altura em que a obesidade infantil é uma preocupação a nível mundial, a promoção de hábitos alimentares variados e equilibrados é uma prioridade. Sabemos o quanto são importantes os lanches nas escolas. Mas tão ou mais importante que respeitar as horas de lanche, é a sua qualidade nutricional. O programa faz a pedagogia da composição do lanche saudável com leite, fruta e cerais, destacando o importante papel do leite e seus derivados na lancheira, e as vantagens de estar bem acompanhado de frutas e cereais, idealmente pão.” conclui a responsável.

A Mimosa considera prioritária a atenção especial com o tema dos açúcares e com a redução gradual do paladar para alimentos menos doces e através do Cnam desenvolve um projeto transversal de melhoria dos perfis nutricionais dos seus produtos. A redução de açúcares de forma gradual e contínua é a sua vertente mais visível, especialmente nos produtos destinados a crianças e jovens. 

Recorde-se que os lanches das crianças têm um papel determinante na concentração, boa disposição e no controlo do apetite ao longo do dia. Dada a sua composição, alimentos como o leite fornecem ao organismo dos mais pequenos uma grande quantidade de nutrientes essenciais. Na companhia de fruta e cereais, é uma solução fácil e versátil, que permite variadas combinações para que os lanches não se tornem repetitivos.

O programa Lanchinho Booom atua diretamente nas escolas, através do projeto Ciclos de Nutrição, desenvolvido em parceria com profissionais de saúde e com a Direção-Geral de Educação, para pais e comunidade escolar, que procura facilitar a tarefa de interessar os mais novos pelos lanches com valor nutricional equilibrado e de os sensibilizar para a importância do leite nesta fase de crescimento. Numa abordagem mais lúdica, apresenta ainda as ‘brigadas’ de visita às lancheiras das crianças feitas pelas mascotes do programa, condecorando as crianças com medalhas adequadas á composição do lanche.

A marca desenvolveu também uma plataforma digital que convida as escolas a participarem em desafios mensais, que são monitorizados através de uma caderneta digital que, quando preenchida, resulta em prémios especiais para as escolas e famílias aderentes. O momento final de reconhecimento destes resultados acontece no final do ano letivo, com a celebração do Dia Mundial do Leite com o programa Boot Camp Lanchinho Booom.  

A Mimosa e a comunidade escolar têm já uma longa história de educação alimentar que, nos últimos 20 anos, envolveu 10 mil escolas, mais de 1 milhão de alunos e quase 70 mil professores.

Mais informação no site do programa: https://lanchinhobooom.mimosa.pt