Panda mais ameaçado do mundo nasceu no Zoo de Lisboa


04 Nov
04Nov

Veste de vermelho, tem bigodes brancos e chegou ao Jardim Zoológico a tempo de ser visitado no Natal. No mês em que se iniciam as celebrações natalícias o Zoo de Lisboa acaba de anunciar o nascimento de uma cria de Panda-vermelho, o panda mais ameaçado do mundo.


"No mês em que se iniciam as celebrações natalícias, o Jardim Zoológico comunica o nascimento de uma cria de Panda-vermelho (Ailurus fulgens), uma espécie que tem tanto de rara como de curiosa", informa o Zoo em comunicado.

"Com seis meses de idade, a pequena cria começa agora a explorar a instalação permitindo a observação por parte dos visitantes mais atentos. Ao visitar o panda será importante saber que este pequeno mamífero apresenta comportamentos maioritariamente arbóreos pelo que, se não o encontrar a alimentar-se entre os bambus da instalação, deverá procurar na copa das árvores", acrescenta.

Detentor de uma pelagem densa e uma cauda longa que o ajuda a manter a temperatura corporal, este animal está perfeitamente adaptado ao frio que se faz sentir em algumas das suas áreas de distribuição, como por exemplo as florestas de montanha entre a China e o Nepal.

"Apesar de se alimentar principalmente de folhas de bambu, este pequeno panda apresenta uma dentição de omnívoro e tubo digestivo de carnívoro, uma das muitas características peculiares que o caracterizam", lê-se na nota.