Época Balnear 2020 – Conheça a App Info Praia


17 Jun

A Agência Portuguesa do Ambiente lançou, em 2019, a aplicação móvel “Info Praia” para smartphones ou tablets, para disponibilização rápida de informação atualizada sobre as praias e a qualidade das águas balneares costeiras, de transição ou interiores do continente. 

Nesta aplicação são disponibilizados, de forma simples e direta, os dados de classificação anual de cada água balnear, as principais características (tipo de água balnear, existência do galardão bandeira azul e praia acessível, existência de obras, risco de erosão das arribas) e os serviços existentes – tais como: restaurantes, apoio balnear, nadador salvador, existência de cadeira anfíbia, entre outros.

Estado de ocupação das praias

Este ano, face ao contexto atual, a maior concentração nas praias, pode resultar no aumento do risco de contágio, caso não sejam adotadas as regras de higiene e medidas de segurança.

Assim, a época balnear de 2020 traz novas regras relativas à circulação nos acessos às praias, às instalações balneares e à ocupação da área de uso balnear, de forma a respeitar o distanciamento físico recomendado pelas autoridades de saúde.

Deste modo, para evitar a afluência excessiva às praias, as entidades concessionárias ou as autarquias locais, no caso de praias não concessionadas, passam a sinalizar o estado de ocupação utilizando a seguinte sinalética de cores através de bandeiras à entrada da praia:

Verde: ocupação baixa, que corresponde a uma utilização até um terço;

Amarelo: ocupação elevada, que corresponde a uma utilização entre um terço e dois terços;

Vermelho: ocupação plena.

Para saber o nível de ocupação, poderá ser feita uma pesquisa, pelo nome da praia ou uma pesquisa avançada, podendo procurar as praias perto da localização em que se encontra, utilizando a opção “perto de mim” ou escolher o concelho, e ainda associar várias características ou serviços. Para o resultado da pesquisa é ainda possível obter “direções” para chegar mais rapidamente.

Ainda nesta aplicação podem ser definidas as praias favoritas, clicando no “coração” e assim ter sempre em destaque a informação disponível.

Atenção: A informação do estado de ocupação das praias apresentada na App é meramente indicativa. Ao chegar à praia verifique sempre a informação ali disponível.

Monitorização e avaliação da qualidade da água

Antes do início da época balnear e, com base nos resultados obtidos nos últimos 4 anos, a APA classifica a qualidade de cada uma das águas balneares como: "Excelente"; "Boa"; "Aceitável" ou "Má". Esta classificação é depois utilizada, por exemplo, para a atribuição do galardão da Bandeira Azul.

É também de salientar que durante toda a época balnear a Agência Portuguesa do Ambiente realiza cerca de 6000 análises, para avaliar se as águas continuam aptas para o banho, garantindo assim uma maior segurança para si e para os seus.

Também através da aplicação será notificado sempre que forem obtidos os respetivos resultados, sendo que as praias favoritas ficam sempre em destaque. Caso os valores sejam iguais ou inferiores aos da norma, considera-se a «Adequada», ou seja, a prática balnear decorre sem restrições relacionadas com a qualidade da água. Caso um dos valores ultrapasse a norma definida, então pode ser desaconselhado ou mesmo interditado o uso balnear, de forma temporária ou até ao final da época balnear, considerando-se «Imprópria». Deve por isso ficar atento ao painel informativo da praia ou pode, em segundos, consultar nesta App toda esta informação. Integração de dados de previsão meteorológica do IPMA

A informação disponibilizada pela Agência Portuguesa do Ambiente é complementada pelos dados de previsão meteorológica diária fornecidos pelo serviço do IPMA - Instituto Português do Mar e da Atmosfera (site IPMA https://www.ipma.pt/pt/index.html).

Mensagem Final

Sempre que puder selecione praias com ocupação baixa (sinalizadas com bandeira verde), vigiadas, com boa qualidade e outras condições importantes para si.

Adote sempre práticas de segurança e coloque os seus resíduos no recipiente próprio. Porque as praias são um bem inestimável e preservá-las é um dever de todos nós.

Toda a informação das nossas praias na palma da sua mão!

A App “Info Praia” pode ser descarregada gratuitamente através do Google Play em https://play.google.com/store/apps/details?id=ptapambiente.info_praia&hl=pt_PT ou na App Store em https://apps.apple.com/pt/app/info-praia/id1467347173.