1 de Dezembro é GivingTuesday. Tem dinheiro, bens ou tempo para doar?


17 Nov

Em 2012, surgia nos EUA um movimento que visa promover a solidariedade e contrariar o espírito consumista associado à época do Natal. No ano passado, chegou a Portugal e, agora, regressa para mais uma edição: GivingTuesday 2020 conta já com mais de 110 organizações, que se comprometem a ajudar com tempo, bens ou donativos, por exemplo.

«Conseguindo mobilizar as pessoas para um pequeno contributo, será feita uma grande diferença na vida de muitas pessoas. É esse o impacto que procuramos», explica Sofia Mascarenhas, global leader do GivingTuesday Portugal. 

Este ano, o GivingTuesday assinala-se a 1 de Dezembro e assume como mote “Tu&Eu #juntosmudamosomundo”. A ideia é criar uma onda de generosidade que possa chegar a diferentes causas e pessoas com dificuldades.

Para participar basta visitar o site do movimento para descobrir os vários projectos envolvidos e escolher uma causa. A organização incentiva ainda à partilha das acções solidárias nas redes sociais com a hashtag #Givingtuesday, para que estas plataformas possam ter um efeito multiplicador.

«No actual contexto, acreditamos que o movimento é mais necessário que nunca. As organizações sociais viram os seus apoios reduzidos, uma vez que os seus doadores habituais, sejam Estado, empresas ou pessoas individuais, têm agora menos recursos e, por outro lado, os beneficiários dessas organizações aumentaram», comenta Sofia Mascarenhas.

No ano passado, o GivingTuesday Portugal contou com a participação de mais de 200 organizações sociais, que receberam o apoio de mais de empresas e pessoas. O donativo total foi equivalente a 250 mil euros em dinheiro, bens ou tempo.