5 dicas de sustentabilidade para os mais pequenos


21 Jan

Em setembro do ano passado, a Organização das Nações Unidas considerou Portugal o 26.º país mais sustentável do mundo. 2020 arranca com Lisboa eleita Capital Verde Europeia. Mas será que os portugueses sabem como educar os mais pequenos a tornarem-se cidadãos mais responsáveis? A My Nametags partilha cinco dicas simples que poderão ajudar.

Ser um residente do planeta Terra hoje em dia significa ter uma noção de responsabilidade muito presente se queremos preservar o nosso lar. Por isso, cabe aos adultos guiar os mais pequenos na direção certa e garantir a sustentabilidade do nosso planeta para as próximas gerações. Como o ditado diz "as crianças são o nosso futuro" e a mudança começa nelas.

TROCA DE ROUPA

O tema poderá não ser uma novidade, mas pode ser mais divertido se envolver a criança. Por norma, os mais pequenos acham piada a trocarem de roupa entre amigos ou muitas vezes querem o que o colega traz vestido. Porque não fazer-lhe a vontade? Criar um grupo de troca e partilha de roupa infantil em segunda mão entre os pais poderá ser uma ótima forma de ensinar as crianças a reutilizar e a ter mais cuidado com as peças, uma vez que já saberão que um dia poderão ser de outro amigo.

COMPRAS DIVERTIDAS

Qual é a criança que não gosta de brincar com tupperwares e frascos? Ensinar a reunir alguns destes utensílios antes das próximas compras poderá ajudar os mais pequenos a não recorrer a sacos de plástico no futuro. As lojas a granel, ou mesmo alguns supermercados, já oferecem a possibilidade de levar os próprios recipientes e assim poupar não só o meio ambiente, como a carteira, visto existir um maior controlo. Para além de que organizar uma despensa com frascos de diferentes cores e formatos e devidamente etiquetados é sempre mais divertido!

LANCHEIRA AMIGA DO AMBIENTE

Atualmente, já existem algumas opções de lancheiras feitas de materiais reciclados e bastante mais resistentes que as tradicionais. Contudo, o interior também não deve ser descurado. Por exemplo, optar por embrulhar sandes ou snacks num pano com um padrão escolhido pela criança é uma alternativa que provavelmente será transposta para a respetiva vida adulta. A utilização de garrafas de vidro ou plástico reutilizável, bem como as palhinhas de papel também são hábitos que uma vez aprendidos poderão acompanhar a presente e futuras gerações.

JOGO ENTRE FAMÍLIA

O plástico é o grande vilão do século XXI, por isso é necessário ensinar às crianças todas as armas possíveis para o derrotar. Uma dica simples e divertida, mas que irá começar a incutir nos mais novos a noção de consciencialização, é por exemplo criar um jogo entre a família - aquele que conseguir utilizar menos coisas de plástico, ganha! Criar uma tabela para manter a pontuação de todos os elementos e atribuir prémios sustentáveis (sacos, garrafas ou palhinhas reutilizáveis) irá manter o desafio divertido e fácil para todos.

CONSCIENCIALIZAÇÃO

Qualquer uma destas sugestões será melhor interiorizada se a criança compreender o impacto que as pequenas coisas poderão ter na vida de todos. Para isso é necessário explicar o seu ciclo, ou seja, de onde é que a comida vem, como é produzida a eletricidade ou de onde vem a água potável. Por exemplo, se a água vier de um rio próximo, como o podemos ajudar a manter-se limpo? Existe alguma quinta próxima de casa onde se possa comprar fruta e legumes? Levar a criança a ver com os próprios olhos este tipo de processos e como os mesmos podem afetar diretamente as suas vidas, fará com que se torne mais fácil compreender a importância de ser mais sustentável.


Sobre a My Nametags
A My Nametags é o fabricante líder no Reino Unido de etiquetas de fácil aplicação, com diversas finalidades, seja para identificar roupas, artigos de escritório, tecidos ou sapatos. Originalmente fundada em 2004, por Lars B. Andersen, na sequência de uma necessidade de rotular os pertences dos seus filhos, a sua solução ambiciosa foi criar uma empresa capaz de fabricar as melhores etiquetas do mundo. A My Nametags oferece uma garantia de lavagem de 10 anos para etiquetas termoaderentes, que é incomparável no setor da indústria de etiquetas; as etiquetas foram testadas independentemente de forma a serem as melhores no Reino Unido. Ao longo dos anos, a empresa trabalhou para criar e manter uma reputação extremamente elevada ao nível de qualidade e serviço que tem hoje em dia, com uma classificação de satisfação do cliente de 99%. Para saber mais acerca da My Nametags, aceda ao link https://www.mynametags.pt