Caldas da Rainha para toda a família


18 Jun

Esta é uma cidade que tem conseguido manter a sua tradição artística, ancorada na figura emblemática de Raphael Bordallo Pinheiro. No entanto, além desta componente cultural e artística, Caldas da Rainha é uma ótima cidade para fazer turismo. Nos últimos anos, tem crescido a oferta hoteleira, com novos restaurantes e hotéis de charme e temos praias bastante convidativas.

Nesta cidade podemos encontrar uma grande oferta não só para os adultos, mas também para as crianças da família.

Praias

As praias de Foz do Arelho, na Lagoa de Óbidos, receberam o Galardão de Ouro da Quercus 2020, pela qualidade da água. São praias e seguras, ideias para os mais novos.

Restaurantes e Hotéis (que já reabriram)

Os restaurantes Maratona, Casa Antero e Solar dos Amigos aliam tradição e modernidade nos seus pratos. O Hotel 19Tile Boutique House, no centro da cidade, tem os seus quartos decorados por vários ceramistas das Caldas da Rainha.

Doçaria Regional

As cavacas das Caldas, os beijinhos e as trouxas de ovos são alguns dos doces regionais. Em 2017, juntou-se à ‘ementa’, o pastel Bodallo. Estes doces podem ser encontrados em muitas pastelarias da cidade, nomeadamente, na Pastelaria Paris e Forno do Beco. Também na Mercearia Pena podemos encontrar os mais variados produtos regionais.

A Cerâmica e a Rota Bordalliana

A Rota Bordalliana é já um ex-líbris da cidade e muito enraçada para as crianças. Neste roteiro, encontramos réplicas agigantadas de alguns dos personagens mais característicos de Bordallo Pinheiro, que estão espalhados pela cidade. Esta rota tem a particularidade das imagens estarem localizadas na rua e não haver necessidade de se entrar num edifício fechado.

A Fábrica e Loja Bordallo Pinheiro são de visita obrigatória para os pais. A faiança das Caldas está de novo na moda e ganhou uma notoriedade que leva muitos visitantes à cidade.

Cidade Criativa da Unesco

Caldas da Rainha foi nomeada, em Outubro de 2019, Cidade Criativa da Unesco pelo seu artesanato e artes populares.

Hospital Termal Rainha D. Leonor, o mais antigo do mundo

Caldas da Rainha tem o Hospital Termal mais antigo do mundo, um edifício imponente, mandado construir por D. Leonor, no século XV. Nas Caldas da Rainha existe um esforço para manter vivos os edifícios históricos, assim como as tradições.

Praça da Fruta - http://pracadafruta.pt/    

Tem o mais antigo mercado a céu aberto de Portugal: funciona diariamente desde o século XV. Aqui pode encontrar todo o tipo de produtos - legumes, frutos frescos e secos, queijos e enchidos - com a simpatia natural de quem os produz e os leva até si. É uma visita muito gira para os mais novos conhecerem os produtos locais e a forma como os produtores interagem com os clientes.