Cinco frases de “O Principezinho” que o vão motivar na sua vida profissional


13 Oct

A obra do escritor francês Antoine de Saint-Exupéry é um clássico sobre amizade e solidariedade. Publicado pela primeira vez em 1943, “O Principezinho” é o livro francês mais vendido e o terceiro em quantidade de traduções recebidas, depois do Alcorão e da Bíblia, com versões em mais de 160 línguas.

A história inicia-se com a queda de um avião no deserto do Saara seguido de um inusitado encontro: perdido naquele lugar distante, o piloto do avião depara-se com uma criança de cabelos cor de ouro e corpo frágil, que diz ter vindo de um pequeno planeta chamado B612, onde vivia na companhia de uma rosa.

A amizade entre os dois fortalece-se em pouco tempo e, juntos naquela aventura, ambos repensam os seus valores e encontram um novo sentido para a vida, reforçando a importância das coisas simples.

“O que dá beleza ao deserto é que esconde um poço de água em qualquer parte”

Como ser optimista e saber observar as oportunidades. O profissional que sabe observar oportunidades nos momentos de dificuldade entende que ‘mudança’ pode significar crescimento e, com isso, aproveita os momentos oportunos para fazer acontecer. Além disso, sabe que é importante ter atitudes optimistas e olhar para a parte cheia do copo, em vez de gastar o tempo e a energia focado no lado mau das coisas.

“O amor não consiste em olhar um para o outro, mas sim em olhar juntos na mesma direvção”

A importância do trabalho em equipa. O ser humano não é uma ilha, bem pelo ao contrário: vive em comunidade e conectado, partilhando experiências e informações. Por isso, é um erro pensar que o indivíduo é melhor que o colectivo, ou que ‘uma cabeça pensa melhor do que duas’, porque não é bem assim.

“É preciso suportar duas ou três lagartas se quisermos conhecer as borboletas”

Como enfrentar as dificuldades sem desanimar ou desistir. É comum sentir desânimo quando não se consegue concluir um projecto ou realizar algo, mas é preciso lutar e ser persistente para alcançar qualquer objectivo. Os persistentes sabem que as metas só são alcançadas com motivação, por isso mantêm o foco nos resultados e mudam as estratégias sempre que é preciso.

“Mesmo os nossos fracassos são parte dos nossos pertences”

É errando que se aprende. Pode parecer cliché, mas só quem pensa fora da caixa e tem coragem para inovar é quem está sujeito a falhar. O erro faz parte da aprendizagem e ajuda a desenvolver importantes capacidades. Sendo assim, perca o medo de errar e invista em novas experiências e ideias para se transformar num profissional melhor.

“Foi o tempo que dedicastes à tua rosa que a fez tão importante” 

Trabalhe com dedicação e amor. No seu famoso discurso, Steve Jobs disse: “Tem de encontrar o que você ama. A única maneira de fazer um excelente trabalho é amar o que faz”. Quando trabalhamos com algo que gostamos, dedicamo-nos mais e melhoramos o nosso desempenho. Por isso, concentre-se em encontrar o trabalho que o faz feliz.