Desenvolvida a primeira Plataforma nacional de Alergia Alimentar para crianças


03 Jun

Foi apresentada a primeira plataforma nacional de Alergia Alimentar para crianças, Plataforma Alergia Alimentar KIDS, que pretende ser um espaço de informação e consciencialização sobre a doença adaptado ao público mais jovem.

A alergia alimentar é um problema crescente de saúde pública, estimando-se que a sua prevalência tenha aumentado 18% numa década, sendo este aumento de 50% se particularizarmos as crianças. O impacto psicossocial e emocional da alergia alimentar nas crianças está amplamente descrito na literatura, sendo consideradas urgentes, pelas sociedades científicas internacionais, medidas que promovam uma comunidade mais segura e inclusiva para estas crianças.

Neste contexto, surge a Plataforma Alergia Alimentar KIDSwww.alergiaalimentar.pt, uma iniciativa única em Portugal que pretende ser um espaço de informação e consciencialização com conteúdos e atividades adaptados ao público mais jovem, com e sem alergia alimentar.

A plataforma disponibiliza jogos, contos, infografias e outros recursos, todos originalmente desenvolvidos e revistos por profissionais de saúde. A coordenação da plataforma está a cargo de Inês Pádua, nutricionista e investigadora da Universidade do Porto. 

“Desenvolver a Plataforma Alergia Alimentar KIDS era uma iniciativa necessária. A alergia alimentar é uma problemática crescente em Portugal e o nosso país tem poucos recursos para promoção da informação e consciencialização nesta área, algo que é absolutamente crucial para as crianças e as famílias com alergia alimentar. A sua segurança depende de todos nós enquanto sociedade. Não existem ferramentas educativas desenvolvidas em português e adaptadas à nossa realidade, uma lacuna sentida não só pelas famílias, mas também pelos estabelecimentos escolares.” – refere Inês Pádua.

A plataforma é dinâmica e estará em constante atualização, com disponibilização periódica de novos conteúdos, e convidando à participação das crianças em diferentes atividades.