Nydus: o novo serviço pré e pós parto ao domicílio


17 Nov

Nydus é um projeto que surgiu de duas enfermeiras e pretende dar resposta à necessidade de acompanhamento de famílias no pré e pós-parto no conforto das suas casas. 

Duas especialistas em Saúde Materna e Obstetrícia, Nicole Silva e Rute Guterres, decidiram criar um projeto que visa acompanhar mães e bebés, a Nydus.

Com tudo pensado ao pormenor, os pilares base desta inciativa são a proximidade, a confiança, o apoio, sem nunca descurar um serviço de excelência no pré e pós-parto. O nome escolhido representa estes mesmos valores que pretendem reforçar através deste projeto. Do latim “ninho”, Nydus remete automaticamente para a maternidade e também para casa, o local de conforto e segurança onde as enfermeiras especialistas dão apoio.

Nydus: o apoio necessário aos recém-papás em tempos de Covid-19

Em alturas de incerteza devido ao panorama de saúde global não muito convidativo a convívios e saídas de casa, os jovens pais ficam mais receosos em fazê-lo. Tendo isso em conta, as profissionais de saúde pretendem com este novo projeto trazer até às mães e pais o acompanhamento necessário quando está previsto chegar um bebé à família.

Ainda que fosse “um sonho antigo”, como disseram em declarações à revista Máxima, a ideia surgiu durante o confinamento. Contudo, só recentemente passou de um plano para a ação. 

Apesar do valor proximidade ser uma base muito importante que destacam do seu serviço, o acompanhamento segue todas as normas de segurança da Direção Geral de Saúde, sendo as consultas dadas no conforto da casa dos futuros pais, minimizando assim os contactos e reduzindo o risco de uma possível infeção.

Apoio e esclarecimento de dúvidas em diversos temas

Por serem ambas mães, sabem bem os receios e inseguranças que a maternidade e paternidade acarretam, nomeadamente no que diz respeito ao parto, à amamentação, aos cuidados ao recém-nascido e até em relação à pandemia. Isso levou a que estruturassem consultas nas quais são abordados todos esses temas. Dessa forma, minimizam o impacto das dúvidas na capacidade de desfrutar desta jornada.

De momento, com este projeto pode adquirir 4 pacotes: o nydus white, nydus silver, nydus gold e nydus cream. Cada um tem uma estrutura especificamente pensada para as necessidades dos pais, tendo em conta a experiência pessoal e profissional das enfermeiras. Há, no entanto, algo comum a todos os pacotes: cursos de pré e pós-parto, visitas pré e pós-parto e ainda massagem infantil (feita recorrendo a técnicas da Associação Internacional de Massagem Infantil). Destacam que “é uma ferramenta muito importante para desenvolver e fortalecer o vínculo afetivo entre os pais e o bebé”. Mas os benefícios não são só esses. Estimulam e promovem “a interação, o alívio e o relaxamento” do bebé. 

Quanto ao curso pré parto, salientam que são abordados temas como a amamentação e os cuidados essenciais ao recém-nascido, como o banho. Já no pós-parto, em regime de consulta domiciliária, o bebé é pesado e é realizado o teste do pezinho. Nicole e Rute ajudam ainda com dúvidas sobre a amamentação.

Nydus é assim um projeto de mães e profissionais de saúde para mães e pais. Serve o propósito de apoiar e esclarecer as dúvidas de todos os jovens pais que queiram ter um serviço mais próximo, com o mínimo de risco possível, evitando desta forma deslocações desnecessárias a Centros de Saúde ou Clínicas.