Pais em Rede: a primeira linha de apoio para pais de pessoas com deficiência lança um crowdfunding para financiar o projeto


22 Nov

Uma linha telefónica gratuita para oferecer apoio psicológico a famílias com pessoas com deficiência. É este o objetivo de «Não Estás Sozinha», um projeto pioneiro criado pela associação portuguesa Pais em Rede, mas, para o concretizar, criaram um crowdfunding na plataforma GoFundMe.

Num vídeo partilhado na página da campanha, Júlia Serpa Pimentel, Presidente da Pais em Rede, recorda que “com as restrições de contacto atuais, torna-se ainda mais urgente, ter uma pessoa que, embora à distância, consiga ouvir, informar e apoiar quem nos procura.” 

“Quando surge um problema no anúncio da deficiência, quando surge um problema na escola, ou noutra situação em que a inclusão da pessoa com deficiência é posta em causa, poder contactar a Pais em Rede pode ser uma boia de salvação”, pode ler-se no texto da campanha integrada no movimento solidário Giving Tuesday Portugal. 

Criada em 2008, a Pais em Rede já apoiou mais de mil famílias. A campanha de angariação de fundos agora lançada visa, então, financiar o funcionamento de uma linha telefónica que garanta um atendimento especializado feito por psicólogos e com o objetivo de informar e apoiar os pais de pessoas “com qualquer tipo de deficiência”. 

Uma mãe, que deixa o seu testemunho em vídeo, refere que “foi quando conheci a associação Pais em Rede que percebi que eu e o meu filho não estamos sozinhos e que há outras famílias que vivem diariamente os mesmos obstáculos que nós.” 

A associação refere que 50 euros garantem um dia inteiro de funcionamento da linha. O objectivo é chegar aos €12.750. 

Conheça aqui a campanha da Pais em Rede.

A GoFundMe é a maior página de angariação de fundos do mundo. Com uma comunidade de mais de 70 milhões de doadores, a GoFundMe já angariou mais de 8 biliões de euros e está a revolucionar a forma como o mundo doa. Ao contrário de outros sites, a GoFundMe não vende a informação dos utilizadores para incrementar a sua receita. Quer seja doador quer esteja a começar uma campanha de angariação de fundos, a sua informação será sempre mantida privada e disponibilizada apenas conforme descrito na nossa política de privacidade. Através do programa GivesBack já doámos milhões de dólares a campanhas em todo o mundo.