Pais não estão a ser informados de casos de covid nas “suas” escolas


10 Oct

É inadmissível o que está a acontecer, ainda ontem um deputado partilhava a sua história na televisão onde na turma da sua filha existe um caso de covid-19 e nem a escola, nem a DGS tinha alertado/informado os restantes alunos/pais. Subscrevo as suas palavras, falta organização na forma como os surtos estão a ser lidados nas escolas, mas vou mais longe, se no início podia ter algumas dúvidas hoje constato que o covid-19 trouxe um novo surto, o surto da lei da rolha.

A escola tem obrigação nem que seja moral de informar os pais. Os pais são os responsáveis máximos pela saúde dos seus filhos e numa entidade pública como é a Escola, não ser transmitida uma informação que pode afetar a saúde dos seus filhos/alunos e seus familiares é algo intolerável, direi mesmo criminoso, só ao nível de certas ditaduras camufladas.

Trata-se de um erro gravíssimo e mais cedo ou mais tarde vamos ver pais a retirar os alunos das escolas por não saberem com o que podem contar. Ficarei surpreendido se nenhum pai processar um(a) diretor(a), a DGS ou o próprio Ministério da Educação.

E as principais Associações de Pais, não se pronunciam? Não se preocupam com o que está a acontecer?

E para provar-vos o que escrevi, partilho convosco uma das várias mensagens que tenho recebido nas últimas semanas e que seguramente, outros com maior ou menor responsabilidade também têm recebido…


Boa tarde,
Sei que deve receber imensas mensagens, mas ainda assim vou tentar…

Pode ser que me possa ajudar.
Tive hoje conhecimento formal da existência de um caso positivo na escola da minha filha, embora noutra turma do mesmo ano (10 ano). Corria o boato na escola, a minha filha questionou a professora de biologia (que é o focal point de saúde escolar) que lhe confirmou que uma aluna da outra turma estava em casa infectada.
A questão é que o resto da turma continua a ter aulas normalmente, sem qualquer isolamento nem comunicação à comunidade escolar.
Isto é mesmo assim? Não têm os restantes pais direito a ser informados? Posso decidir que a minha filha não frequenta a escola enquanto não forem implementadas medidas de isolamento da turma em questão?
Se me puder ajudar, agradecia

Cumprimentos


Fonte: comregras.com