Preparar os irmãos mais velhos para o bebé


18 Feb

O Hospital Lusíadas Lisboa acaba de arrancar com um projecto que tem como missão preparar os irmãos mais velhos para a chegada do bebé. A iniciativa, que tem como foco o irmão mais velho, inclui uma visita ao hospital, na qual a criança conhece o bloco de partos e internamento de obstetrícia e também bonecos de preparação para que aprendam a mudar fraldas, vestir e despir o bebé, pegar ao colo, entre outras actividades práticas.

Esta visita, que acontece todos os meses, visa preparar os mais pequenos para a chegada do novo elemento da família e reduzir a ansiedade dos pais.  

No final de cada visita, todas as crianças recebem um diploma que os habilita a exercer o papel de irmão mais velho.

"Reduzir a ansiedade dos pais que já têm um ou mais filhos e incluir os irmãos mais velhos no importante momento que se avizinha para toda a família foi o ponto de partida para este projecto inovador. Com esta iniciativa, vamos tranquilizar os futuros pais e envolver as crianças no processo que antecede a chegada do irmão mais novo, preparando-os para o desafio que é ter um recém-nascido em casa. O projecto já arrancou com uma primeira sessão, que contou com a participação de 12 crianças, e foi um sucesso", adianta Bruno Matos, enfermeiro director do Hospital Lusíadas Lisboa.