Profissionais dos ATL e miúdos com mais de 10 anos devem usar máscara


15 Jun

Esta segunda-feira, 15 de junho, reabrem os ATL que não estão integrados em unidades escolares. As novas regras de higiene e segurança que os estabelecimentos de aprendizagem devem seguir foram publicadas pela Direção-Geral da Saúde no site — e não são muito diferentes das usadas nas creches.

Segundo o documento, todos os profissionais e os miúdos com idades superiores a 10 anos devem usar máscara. As crianças devem ser separadas por grupos e usar sempre a mesma sala.

Caso os espaços tenham biblioteca ou sala de informática, tem de haver um controlo de entradas e sinalética indicar onde é que os miúdos se podem sentar, de forma a manterem a distância de higiene e segurança. Após cada utilização, estas zonas têm de ser desinfetadas.

As excursões e passeios estão proibidos e “as atividades em espaços públicos em que não seja possível assegurar o distanciamento do grupo de outras pessoas” devem ser evitadas. As pessoas que forem buscar os miúdos não podem entrar nos estabelecimentos.

Adianta a DGS que as entradas e saídas de crianças devem ser faseadas, em horários distintos, para evitar-se o cruzamento de muitas pessoas.