Propinas 2020-2021: tudo o que precisa de saber


02 Sep

Vai entrar para a universidade? Então deverá considerar esta questão importante: as propinas 2020-2021. Faça as contas com as informações que partilhamos. 

Se está a considerar estudar no ensino superior, prepare-se para uma novidade: as propinas 2020-2021 nas instituições de ensino superior públicas baixaram novamente!

A informação consta em Orçamento de Estado e é um cenário que significa um grande alívio para muitas famílias, principalmente na situação atual que se vive em todo o mundo. Todavia, o Governo não influencia os valores das propinas das universidades privadas pelo que partilhamos também alguns dados já disponíveis.

De realçar ainda que é através das propinas que os alunos atuam na comparticipação dos custos da instituição de ensino superior.

PROPINAS 2020-2021: O VALOR MAIS BAIXO DOS ÚLTIMOS ANOS

É verdade! As propinas 2020-2021 representam efetivamente o valor mais baixo dos últimos anos.

Na sequência das negociações com vista à aprovação da Proposta de Orçamento do Estado para 2020, o Governo anunciou uma descida de 20% face aos 871 euros de valor máximo que foram fixados para o corrente ano letivo.

Ora, isto significa que, no ano letivo de 2020-2021 o valor máximo das propinas fica limitado a 697 euros.

A proposta realizada pelo BE especifica que a redução de propinas se aplica aos ciclos de estudos para o grau de licenciado e para o grau de mestre. No entanto, os ciclos de estudos para o grau de mestre, quando a sua conjugação com a licenciatura seja indispensável para o acesso ao exercício de uma profissão, e os ciclos de estudos para a obtenção do diploma de técnico superior profissional beneficiam também desta redução de propinas.

Recorde-se que no ano letivo de 2019-2020 o valor das propinas máximas já tinha descido consideravelmente, sendo que havia sido indexado ao IAS não podendo ser superior a duas vezes o IAS. 

VEJA AQUI OS VALORES DAS PROPINAS ANUAIS E PRAXOS DE PAGAMENTOS DE ALGUMAS DAS PRINCIPAIS UNIVERSIDADES PÚBLICAS E PRIVADAS DO PAÍS