Regresso às aulas: cinco dicas para sobreviver às compras com crianças


30 Aug

Uma ida às compras com os mais novos sempre foi um desafio para todos os pais, mas o problema intensifica-se com o início do ano letivo, que traz consigo a lista de novos materiais escolares. À impaciência das crianças e à rápida vontade de ir para casa, alia-se a confusão que se cria quando entram em campo as birras e os choros, mesmo quando o que se quer comprar são objetos essenciais para o aluno utilizar na escola. A ambição é partilhada por todos os pais: procura-se uma solução ideal e rápida, que evite colocar os mais novos em situações desconfortáveis.

A pensar nisso, a Bloq.it, startup portuguesa que está focada na promoção das medidas de segurança, através da sua tecnologia para cacifos inteligentes, partilha cinco dicas que pretendem tornar as idas às compras por material escolar mais fáceis para todos, sem descuidar o momento pandémico que se vive.

  1. Fazer a lista de compras antes de sair de casa | Antes mesmo de ir às lojas, em casa, pais e filhos devem juntar-se e ver online quais os produtos disponíveis que mais lhes interessam - num processo rápido e cómodo. Daqui, surgirá uma lista com os itens que se pretende adquirir, diminuindo em muito o tempo passado, posteriormente, no interior das lojas.

  2. Preparar o kit “segurança” | A máscara protetora, a viseira e o gel desinfetante são objetos que hoje são essenciais e mesmo obrigatórios em qualquer mala ou mochila, seja de mulher, de homem, ou das crianças. Neste sentido, pais e alunos devem preparar, em conjunto, a bolsa que levará todos estes itens e estará sempre pronta para sair de casa: um último passo que salvaguardará a proteção de todos.

  3. Escolher horas estratégicas para ir às compras | Com o objetivo em mente investir pouco tempo numa ida às compras para poupar os mais novos e, em simultâneo, evitar as “horas de ponta” dos espaços comerciais, já existe um sistema que nos ajuda a escolher o melhor horário. No site do Centro Colombo, por exemplo, é possível perceber qual a afluência da superfície, com informação atualizada em tempo real.

  4. Levantar as compras de forma rápida e cómoda | Para quem comprou online, mas não quer ou consegue receber as encomendas em casa, os sistemas de Drive-in e os cacifos inteligentes, são as soluções ideais e mais práticas e estão já disponíveis em alguns espaços comerciais, como, por exemplo, no Centro Colombo, em Lisboa. Com o primeiro, é possível levantar as compras feitas online ou até mesmo pagar no local: basta agendar o dia e hora para levantamento com o lojista, chegar ao parque de estacionamento e esperar que o funcionário da marca venha entregar o que foi comprado. Já os cacifos inteligentes da Bloq.it, presentes no mesmo parque de estacionamento, dão-lhe a liberdade de levantar a sua encomenda sem ter de agendar a mesma com a loja. De utilização gratuita, pode-se escolher quando se quer levantar a compra e fazê-lo com autonomia: basta chegar, abrir o cacifo remotamente e levantar a encomenda. A pensar nos pais e nos mais novos, este serviço está já disponível na loja BStrong Kids deste centro. No entanto, conta ainda com outras lojas como a Hurley, a modista Elena Miró, a Olhar de Prata, a Dji Portugal e a IServices.

  5. Encomendar online | A maioria das marcas já tem uma loja online, onde estão disponíveis todos os seus produtos. Com esta possibilidade, os pais podem escolher e comprar tudo o que desejam para os seus filhos. Para quem está em casa e pode mesmo receber as suas encomendas, o home delivery é também uma solução fácil e cómoda.

Estas dicas são apenas alguns exemplos do leque de novas possibilidades que a pandemia veio trazer ao processo de compra. Agora, com as novas opções que surgem e que estão à disposição de todos os pais, torna-se cada vez mais rápido e acessível fazer as compras para os mais novos, garantindo que estão preparados para mais um ano de aventuras. 


Sobre a Bloq.it
A Bloq.it é uma startup portuguesa, fundada em 2019, com o objetivo de ser a melhor solução para cacifos inteligentes, com o Bloq.it OS. Durante o seu primeiro ano de atividade, a Bloq.it já realizou vários projetos piloto junto de entidades na área que levou a sua tecnologia às praias nacionais, a centros comerciais e às ruas da cidade de Lisboa. Para mitigar a propagação da COVID-19 nas grandes superfícies comerciais, a startup junta-se à SONAE Sierra para levar a sua solução aos estabelecimentos do grupo. Durante a última edição da Web Summit, a Bloq.it foi eleita pelo público como a startup mais inovadora.