The Inventors


26 Oct

Os The Inventors estão a preparar as crianças para o futuro, com as competências que serão necessárias no futuro e foi o único projeto português selecionado entre 380 candidaturas de 36 países ao Programa Europeu.

Habilidades do século XXI e perfil do aluno que se pretende atualmente, apesar do cenário que atravessamos: 

  • Resolução de problemas.
  • Pensamento criativo.
  • Comunicação e colaboração.
  • Pensamento crítico (desafiar, debater e discutir).
  • Tomada de iniciativa.
  • Tomada de decisões (comparar, analisar, selecionar e justificar).
  • Análise e avaliação de informações e ideias.
  • Determinação de metas.

Quatro em cada cinco das crianças que estão a iniciar o seu percurso letivo terão empregos que ainda não existem (Banco Mundial). 

As soluções/atividades THE INVENTORS, consideradas neste programa são vistas como inovadoras na área da educação.


THE INVENTORS vence Programa Europeu
The Inventors é o único projeto português selecionado 
entre 380 candidaturas de 36 países  

Concurso europeu IMPACT EdTech, lançado no contexto da COVID-19, anuncia os melhores projetos que resolvem desafios da aprendizagem e ensino à distância. O projeto português The Inventors faz parte da lista de vencedores. 

The Inventors vai receber 110 mil euros de financiamento, além do apoio nos serviços de incubação, aceleração e de mentoria
● O IMPACT EdTech insere-se no programa Horizonte 2020 da Comissão Europeia
● “As soluções inovadoras edTech vão romper as barreiras na educação e promover experiências de aprendizagem na nova era da educação digital centrada no ser humano” (in IMPACT EdTech)

The Inventors, projeto português criado em 2016, com o objetivo de inspirar uma nova geração de inventores, acaba de ser selecionado pelo IMPACT EdTech, um programa (acelerador e incubador) que ajuda startups e PME a transformar ideias/protótipos em produtos finais para o mercado. O IMPACT EdTech é cofinanciado pela Comissão Europeia, no âmbito do programa Horizonte 2020.

Perante a crise da COVID-19, a grande maioria dos países europeus implementou a medida de encerramento das escolas, e muitos professores foram forçados a adaptar-se ao ensino à distância apoiado em tecnologias digitais.

É neste contexto que surge a iniciativa IMPACT EdTech, um consórcio europeu que abriu concurso para startups e PME com propostas tecnológicas inovadoras nas áreas do ensino.
The Inventors
é um dos 25 projetos apoiados neste programa, para fornecer soluções inovadoras que serão testadas nas escolas europeias. 

“Esta vitória é um orgulho, mas acima de tudo uma responsabilidade. As ideias desenvolvidas e testadas já em ambiente educacional pela equipa The Inventors acabam de ganhar uma dimensão enorme. É a pensar nas crianças de amanhã e nas competências do futuro, que vamos trabalhar e acelerar, com o apoio deste programa, as nossas soluções inovadoras para a educação, conforme reconheceu o júri do IMPACT EdTech”, refere José Malaquias, co-fundador da The Inventors.   

As 25 startups e PME vencedoras vão receber até 195 mil euros (15 empresas vencedoras IMPACT EdTech first open call) ou até 110 mil euros (10 startups selecionadas IMPACT EdTech Remote Schooling Open Call).

The Inventors faz parte da lista das 10 startups e PME que terão acesso a serviços de mentoria educacional e empresarial, bem como a outros recursos e serviços específicos para soluções-piloto. Os resultados deste programa de aceleração de 5 meses destinam-se a aumentar o envolvimento da comunidade educacional nas ações do IMPACT EdTech, bem como a incentivar a adoção de EdTech pelas escolas, nomeadamente após o fim da pandemia. (in site IMPACT EdTech).