10 Dicas Kumon para melhorar resultados escolares


28 Nov
28Nov

Na reta final do ano e com 2021 em perspetiva é necessária uma motivação extra que garanta a superação dos desafios de aprendizagem junto dos mais novos. Só desta forma, aprenderão a gerir com sucesso as matérias, desenvolvendo uma série de capacidades e habilidades como a autonomia, a disciplina, a regularidade, a responsabilidade e, sobretudo, uma alta dose de motivação para aprender. 

Siga os 10 conselhos da Kumon e melhore a performance do seu filho na escola.

1. Despertar a curiosidade - Ensine ao seu filho a vontade de aprender um pouco mais todos os dias. Desta forma, despertará o seu interesse e curiosidade em compreender o mundo e a procurar respostas.

2. Alimentar a motivação - Cultive no seu filho a motivação com frases positivas como «Força, tenta! Tu consegues!». Essas frases ajudarão a aumentar a sua confiança perante os desafios que tenha deenfrentar.

3. Incrementar a confiança em si mesmo - Ajude o seu filho a assumir desafios e a não desistir, até que os consiga superar. Esta postura aumentará a confiança nas suas próprias capacidades.

4. Aprender a ser disciplinado - Ajude-o a superar novos desafios através da planificação de horários de trabalho e de tempos livres, sempre com um objetivo pré-definido.

5. Ajudar no processo - Ensine o seu filho a analisar com atenção, a observar e a pensar como superar o desafio.Ter o conhecimento de todo o processo ajuda-o a valorizar o resultado.

6. Praticar e experimentar - Ajude-o a encontrar a forma mais eficaz de resolver o desafio e dê-lhe pistas sobre desafios similares que já tenha superado. Isso vai ajudá-lo a encontrar o caminho.

7. Desfrutar com ele dos seus momentos “Woow” - Chamamos de «momento woow!» o exato momento em que um aluno encontra a solução sozinho. É importante que celebre com o seu filho este momento.

8. Tomar nota de como aplicar a estratégia - Observe e anote a fórmula vencedora e de como aplica a estratégia que elegeu para resolver o desafio superado com sucesso.

9. Encontrar e corrigir os erros sozinho - Para resolver um assunto pode dar-lhe pequenas pistas. Recorde que a sensação de logro incrementa a motivação em aprender.

10. Ensinar o valor do compromisso - Uma vez superado o desafio, apresente-lhe um novo para o dia seguinte e siga de perto o seu processo de resolução. Isto fará com que assuma compromissos e seja disciplinado.

Sobre a Kumon
Kumon é a maior empresa de educação do mundo. Está presente em mais de 50 países, nos 5 continentes, com uma rede de centros de estudo onde são ensinados os programas de Matemática Kumon e Inglês Kumon, desenhados para atingir o máximo desempenho dos alunos. A marca foi fundada há 60 anos por Toru Kumon, um professor de matemática, em Osaka, no Japão. O método visa desenvolver o potencial máximo de aprendizagem de cada aluno e promove o desenvolvimento de capacidades através da autoaprendizagem. Mais de 25.000 centros em todo o mundo e 4.400.000 alunos matriculados garantem o sucesso do método do professor japonês.