Falar Claro: Para seres curtido não tens de ter bebido


15 Mar
15Mar

Associação de Pais da Escola Garcia de Orta promove sessão de sensibilização com jovens, famílias e influenciadores com o apoio do projeto de responsabilidade social da Cervejeiros de Portugal.

A Associação de Pais da Escola Garcia de Orta (APGO) em parceria com os Cervejeiros de Portugal promovem no dia 18 de março, quinta-feira, às 21h30, um encontro digital dirigido a jovens, pais, famílias e influenciadores.  Integrada no “Orta Café”, no contexto do Programa de Atividades da APGO, esta iniciativa conta com o apoio e dinamização do projeto de responsabilidade social da Associação Cervejeiros de Portugal, o “Falar Claro”.

Num formato informal e descontraído, esta sessão digital de livre acesso, vai contar com a presença da atriz e apresentadora Carolina Loureiro e do ator Tiago Teotónio Pereira, que irão conversar com os mais jovens sobre os perigos do consumo de bebidas alcoólicas por menores de idade, procurando inspirar que “Para seres curtido não tens que ter bebido”. A sessão contará ainda com o comentário e visão técnica de Daniela Gandra, investigadora e mestre em Psicologia da Educação na Universidade Lusíada do Norte – Porto.

Francisco Gírio, Secretário-geral da Associação Cervejeiros de Portugal, salienta que “É fundamental realçar os malefícios do consumo precoce de bebidas alcoólicas por menores de idade e formar os jovens para a importância do seu consumo moderado quando atingem a idade adulta. Hoje, mais do que nunca, os influenciadores e caras reconhecidas pelos mais jovens podem apoiar esta importante mensagem e influenciar a tomada de decisões dos jovens. Nesta missão, é com muito gosto que contamos com a Carolina Loureiro e com o Tiago Teotónio Pereira, pela primeira vez, numa sessão digital e para todos os pais e jovens portugueses.

Para Isabel Spratley Sousa Rio, Presidente da APGO, “O Orta Café é uma iniciativa da Associação de Pais do Garcia de Orta que ao promover sessões de esclarecimento, debates e tertúlias sobre diversos temas, abertos a toda a comunidade escolar, contribui para uma melhor formação dos jovens que frequentam esta escola, tornando-os cidadãos ativos e responsáveis numa parceria que nos parece essencial na formação dos alunos uma vez que promove a aproximação dos pais e encarregados de educação à missão educativa da escola.”

A ASSOCIÇÃO DE PAIS DO GARCIA DE ORTA (APGO) é uma instituição na qual um grupo de pais, de forma organizada, participa  nos órgãos de gestão da Escola, bem como, se integram ativamente na Comunidade Escolar e Educativa dos seus filhos ou educandos, em igualdade de circunstâncias com outros pares da Comunidade, na defesa de direitos e interesses, necessidades, objetivos e valores comuns, no interesse dos jovens estudantes e do seu bem-estar. 

Na condição de representantes do setor cervejeiro nacional, os Cervejeiros de Portugal têm assumido um forte compromisso com as questões de responsabilidade social que passa pela promoção, de forma permanente, do consumo moderado de bebidas alcoólicas e do não consumo por menores de idade. A associação é um dos membros fundadores do Fórum Nacional do Álcool e Saúde (FNAS), uma plataforma liderada pelo SICAD/ Ministério da Saúde, que reúne um conjunto alargado de representantes da sociedade civil que se comprometeram a desenvolver ações relevantes nesta área.

Através do projeto “Falar Claro”, dirigido a escolas e famílias, e desenhado em parceria com a Confederação Nacional das Associações de Pais (CONFAP) e a Associação Nacional de Professores (ANP), os Cervejeiros de Portugal têm assumido um papel ativo na educação dos jovens menores de idade, no que respeita aos perigos associados ao consumo precoce de bebidas alcoólicas.

O projeto de responsabilidade social da Associação Cervejeiros de Portugal conta com um manual que procura ser uma ferramenta para ajudar os pais a abordar a questão do consumo de álcool junto dos filhos, da autoria do psiquiatra de infância e adolescência, António Lorena Trigueiros, e com o vídeo “Falar Claro” que, de forma pedagógica, simples e imediata, procura alertar os menores de idade para as implicações do consumo excessivo e extemporâneo de bebidas alcoólicas, bem como desmistificar os principais mitos associados a este consumo.

Para assistir ao Falar Claro no Orta Café, basta aceder a este link no dia 18 de março, quinta-feira, às 21h30.