O nariz, o melhor amigo dos vírus


21 Mar
21Mar

Parece uma sabedoria popular, mas a verdade é que muitos pais ficam sempre reticentes sobre o momento em que os seus filhos – principalmente os mais pequenos – entram na escola. 

E não é por menos já que as vias respiratórias continuam a ser o lugar preferido para o alojamento dos vírus da constipação e as crianças acabam por sofrer muitas vezes desta patologia devido precisamente à variedade considerável dos vírus com os quais podem entrar em contacto, principalmente quando entram nas escolas e começam a explorar novos contactos (seja com os colegas e professores, seja com objetos). 

Sabia que há mais de 200 vírus da constipação que continuam a evoluir constantemente? 

É sabido que os vírus da constipação são transmitidos de pessoa para pessoa através de espirros, tosse, mãos sujas com muco, contacto com pessoas doentes ou através de objetos contaminados. Ora, e no caso das crianças, manter os devidos cuidados de higiene é uma tarefa acrescida já que pela sua curiosidade natural face ao mundo que as rodeia, tocam em tudo, levando mais facilmente os vírus ao nariz através das suas mãos. 

Existem inúmeras infeções por vírus e bactérias que entram pelo nariz, e nas crianças esse é o principal problema, porque o sistema imunitário está em formação e estas ainda não têm todas as armas e defesas disponíveis para os combater. Tudo começa pelo nariz, acabando muitas vezes por progredir para casos mais graves como febre, pneumonias, bronquiolites, etc. 

É importante, por isso, e principalmente por estarmos a viver este contexto pandémico e em que sintomas mal diagnosticados podem levar a idas desnecessárias a hospitais e centros de saúde numa altura em que todo esse sistema deve estar focado no combate à pandemia, reforçarmos o sistema imunitário dos nossos filhos através de suplementos naturais, sem contra-indicações nem interações medicamentosas; promovendo uma maior resistência face às adversidades que nos rodeiam. Sem esquecer, claro, a importância de fazer uma alimentação variada e equilibrada, bem como da correta reposição do sono. 

Assim, e para evitarmos gripes e constipações, existem no mercado sprays nasais à base de extratos naturais que atuam contra as gripes e constipações. Há, inclusivamente, um spray que em vez de ser líquido, é um pó nasal preventivo para gripes e constipações, que atua como barreira protetora na mucosa nasal. Este pode ser usado não só aquando dos primeiros sintomas, mas, e mais importante, como prevenção da aparição dos mesmos pois o pó, quando em contacto com a mucosa nasal, cria uma barreira de gel protetora, que aprisiona e inativa vírus e bactérias, não permitindo assim uma possível infeção. 

Por ser produzido à base de extratos naturais, é indicado para crianças a partir dos 3 anos, e vai certamente ajudar a prevenir e a bloquear a entrada de vírus e bactérias pela via nasal. 

Está a chegar o dia em que todas as crianças regressarão às escolas – pelo menos as mais pequenas irão agora já este mês – mas mesmo em casa, precisam de estar devidamente prevenidas e “de saúde”. Não descure, faça a sua parte. Proteja os seus filhos, proteja a sua família.

Autoria: Dr. João Ramos - Especialidade em Medicina Geral e Familiar. Licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina de Lisboa. Instagram