Pinóquio e a Abelha Maia voam para Gaia: são as estrelas de futuros parques temáticos


12 Dec
12Dec

A abelha vai esvoçar pelo Candal, o Pinóquio vai meter o nariz no Jardim Soares dos Reis. Mas vêm aí mais: Gaia vai ter pequenos parques dedicados à Bela Adormecida, Tom Sawyer, Peter Pan ou Heidi. 

A câmara de Vila Nova de Gaia vai lançar o concurso para a construção de dois parques infantis, um dedicado à Abelha Maia a localizar no Candal, e outro ao Pinóquio, no Jardim Soares dos Reis, Mafamude.

A proposta foi aprovada em reunião de câmara na segunda-feira e os dois parques deverão integrar uma rede de 12: depois destes dois “heróis” da literatura e animação infanto-juvenil, seguem-se outras figuras de culto para várias gerações

“São 12 parques com vários temas: a Bela Adormecida, a Abelha Maia, o Pinóquio, Tom Sawyer, a Heidi (...) e poderiam perguntar “porque não o Mickey ou outras figuras?”. A escolha dos bonequinhos está muito cingida a não pagarmos balúrdios de direitos de autor”, comentou o presidente da câmara de Vila Nova de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, citado pela Lusa. 

A rede de parques será distribuída pelas várias freguesias. “Permite-nos um percurso de parques temáticos no concelho, criar uma atração e requalificar espaços que necessitam”, disse Vítor Rodrigues. 

Online, a autarquia já tinha adiantado detalhes em vídeos sobre o projeto, com Pinóquio e a Abelha Maia como estrelas na estreia. Pinóquio no Jardim Soares dos Reis (Mafamude e Vilar do Paraíso), a abelha no Jardim Capitão Leitão (Santa Marinha e São Pedro da Afurada).