Portugal apaga as luzes durante uma hora no próximo sábado (e fala sobre água)


23 Mar
23Mar

No próximo sábado, dia 27, celebra-se a Hora do Planeta. Entre as 20h30 e as 21h30, milhões de pessoas dos mais diferentes pontos do Mundo comprometem-se a apagar as luzes de casa, em jeito de reflexão e de sensibilização para as alterações climáticas. Portugal também irá fazer parte desta iniciativa global, que contará este ano com um evento digital.

Sob o mote “Hora da Água”, a ANP|WWF está a organizar um programa online com apresentação da embaixadora Leonor Poeiras e que contará com entrevistas, inquéritos e interacções com a audiência. O objectivo é debater a realidade da água em Portugal.

«Historicamente, a Hora do Planeta junta cidadãos, organizações e empresas conscientes da urgência climática em que vivemos e, sobretudo, do poder que cada um tem na mitigação das alterações climáticas. Portugal está a viver para além da água que tem e este cenário vai piorar com o agravamento das alterações climáticas, razão pela qual as questões relacionadas com água devem preocupar-nos a todos. Acreditamos que devem ocupar um lugar cada vez maior nas discussões públicas», explica Ângela Morgado, directora executiva da ANP|WWF.

Ainda com a água como pano de fundo, foi criada um colecção exclusiva de t-shirts e sacos reutilizáveis de edição limitada em parceria com Edis One. As lontras que vivem nos rios portugueses e que vêem o seu habitat natural ameaçado devido ao impacto das barragens são as protagonistas dos produtos à venda na loja Pegada Verde.

À semelhança de outros anos, várias empresas e autarquias juntam-se também à Hora do Planeta, estando prevista a participação de cidades como Lisboa e Porto. Na capital, a iluminação decorativa da Ponte 25 de Abril será apagada e, na Invicta, acontecerá o mesmo nas Pontes da Arrábida e Freixo e, ainda, na Estação Ferroviária de São Bento.