Qual é o teu sonho? Estudar.


05 Dec
05Dec

Matheus vive num bairro pobre do litoral de São Paulo, Brasil, e há uma semana que esta sua foto, em calções, não pára de correr (e comover) mundo pela comunidade virtual. Matheus, de 5 anos, foi observado por dois polícias enquanto revirava um contentor de lixo. Os agentes julgavam que procurava comida. E ficaram surpreendidos quando perceberam o que Matheus levou para casa: livros. Tantos quantos conseguiu carregar nos braços, para distribuir pelos cinco irmãos e alimentar o seu sonho, que acabou por partilhar com os polícias, quando estes o seguiram, interpelando a família. O sonho de Matheus é estudar.

Esta história tão recente fez-me lembrar a Luísa (nome fictício para proteger a sua privacidade). A Luísa, filha de pai português e com nacionalidade portuguesa, chegou da Venezuela, semanas antes da pandemia, para concretizar o seu sonho: estudar. E, por mais jovens que conheça, nunca hei de esquecer a sua genuína e férrea vontade de devorar os manuais que lhe emprestámos e aprender uma matéria totalmente nova para si, numa língua que ainda não domina, para se candidatar a uma prova nacional que é considerada das mais desafiantes: Biologia e Geologia. A Luísa, fugida de um cenário de violência e de conflitos, só quer estudar.

Duas histórias de motivação, talvez úteis para acrescentarmos nos blogues de pais, sites de educação e sítios em que os textos têm títulos como “estratégias para motivar as crianças a estudar”.

Todas as crianças têm o direito a aprender. E, como sabemos e nos recorda a UNICEF, uma coisa é ir à escola, outra coisa é aprender. Aprender requer um ambiente seguro, depende de professores qualificados e que falem uma língua que os estudantes entendam e que os leve a envolverem-se na aprendizagem.

Aprender e gostar de aprender. E este continua a ser o grande desafio. Antes e após pandemia. No ensino presencial ou no ensino à distância.

Autoria: Paula Santos, Diretora da Learn is Cool/Ginásio da Educação Da Vinci, de Vila Franca de Xira (A pena e tinta, uma rubrica Learn is Cool/Da Vinci VFX)

Foto: João Mota/TV Vanguarda  
Fonte:
Jornal Globo.com