A importância do papel do Pai na gravidez e no pós-parto em debate nas Conversas com Barriguinhas


17 Mar
17Mar

Nas últimas décadas, o Pai deixou de ser um mero espetador durante a gravidez e no pós-parto para passar a ser parte ativa no processo. Para  assinalar o Dia do Pai, as Conversas com Barriguinhas prepararam três sessões online dedicadas a esclarecer o papel do pai durante este período.  

Nos dias 15, 17 e 24 de março, pelas 17h00, os futuros pais vão ficar a saber como podem ser mais presentes e participativos, de forma a apoiar a mulher nesta fase tão especial. 

Ser pai é um papel que começa na gravidez. A sua função é acompanhar e auxiliar a mulher, dando-lhe todo o apoio necessário. Assim, esta segunda-feira, a primeira sessão online das Conversas com Barriguinhas, cujas inscrições ainda se encontram abertas aqui, contará com a presença da Educadora pré-natal e professora de yoga, Susana Lopes, para esclarecer o papel do pai durante a gravidez. Na fase do trabalho de parto, os pais também podem desempenhar algumas funções que a Enf.ª Sara Paz, Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia, vai dar a conhecer. 

A gravidez é também uma altura para o pai poder informar-se e ficar por dentro de alguns cuidados essenciais, de forma a ajudar a mulher após o nascimento, em particular nos primeiros dias de recuperação. A Dr.ª Carolina Vale Quaresma, Terapeuta Familiar, vai explicar, na sessão do dia 17 de março, como “Tudo começa na gravidez”. Haverá ainda espaço para a Enf.ª Claúdia Xavier, Especialista em Saúde Infantil e Pediatria e Conselheira em Aleitamento Materno, ensinar os pais sobre como vigiar a saúde do seu bebé no primeiro mês de vida. O autor do blog “A Pitada do Pai”, Rui Marques, também marcará presença para relembrar que “O pai também cozinha”. 

Por fim, na sessão do dia 24 de março, o Enf. Bruno Reis, Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia, vai terminar estas sessões dedicadas ao Dia do Pai com o tema “Não abdique de ser pai…talvez a melhor magia que a vida lhe dá!”. Para esta sessão, as inscrições encontram-se disponíveis aqui. 

As sessões online contam ainda com a participação de um especialista em células estaminais da Crioestaminal que irá explicar a importância de criopreservar estas células, presentes no cordão umbilical do bebé, que apenas podem ser colhidas no momento do parto e que são um bem único no tratamento de mais de 80 doenças, para que os futuros pais tenham a oportunidade de ficar a saber tudo sobre este bem único que pode proteger o seu bebé.                              

As sessões online das Conversas com Barriguinhas realizam-se todas as semanas e têm como objetivo ajudar as grávidas portuguesas a preparar a chegada do seu bebé, a partir do conforto da sua casa.