Atividades do Padrão dos Descobrimentos: em casa e fora de casa


02 Sep

Ajudar o ambiente e fazer uma visita peddy paper são as propostas do Padrão dos Descobrimentos para aproveitar o resto do verão em família.

Este Verão pode ser diferente, mas existem muitas coisas giras para fazer! O Padrão dos Descobrimentos aceitou o desafio e criou atividades originais para manter as famílias ocupadas – quer já estejam prontos para os visitar ou prefiram passear apenas ao ar livre. Venham descobri-las!

Operação Praia Limpa – Caderno de Atividades

Esta é uma proposta do Padrão dos Descobrimentos para animar as férias de Verão enquanto ajudam o planeta! Trata-se de uma atividade que cada família pode conduzir independemente, pondo em prática as sugestões do Padrão, alterando hábitos e visitando praias pelo país fora, ajudando a limpá-las enquanto passeiam. Quantas vezes passeamos pela praia e pisamos coisas que não deviam lá estar? Latas, papéis, beatas e todos os tipos de lixo acabam a poluir a areia e o mar, prejudicando o planeta e os animais.

O lixo marinho, incluindo o plástico, é uma grande ameaça ao oceano e coloca em perigo a vida dos seres vivos que nele habitam. Muitos animais ficam presos no lixo que se encontra à deriva ou confundem-no com alimento. Por isso é urgente evitar que mais lixo vá parar ao mar. Nós sabemos que é lixo, mas os animais não – vamos ajudá-los com esta atividade educativa e solidária? Basta um saco de lixo, luvas e uma pitada de proatividade.

Encontrem aqui o Caderno de Atividades para download e saibam tudo sobre como participar na Operação Praia Limpa!

Operação-Praia-Limpa

Visita Peddy Paper

Fartos de estar em casa? O Padrão dos Descobrimentos continua a fazer visitas guiadas tanto ao monumento como à exposição Belém, Demolir para Encenar. Com a Visita Peddy Paper, podem explorar a exposição de forma interativa, juntando a diversão à aprendizagem!

Belém Conta-me… é um peddypaper com 10 desafios, dirigido a crianças entre os 5 e os 12 anos, criado para que cada um possa explorar, de forma autónoma, ou em família, a exposição Belém, Demolir para Encenar e está disponível até 30 de Dezembro na bilheteira do Padrão dos Descobrimentos – basta solicitá-lo numa próxima visita!

Nota: Devido à pandemia, de momento a sala de serviço educativo para oficinas com famílias e escolas no Padrão dos Descobrimentos não está disponível.