Carnaval em casa: como festejar com as crianças na segurança do lar


15 Feb
15Feb

Com o decorrer do confinamento, torna-se cada vez mais complicado encontrar atividades para entreter as crianças e o Carnaval, sendo tempo de música, diversão e muito riso, pode ajudar a que o espírito e a alegria típicos desta época invadam as famílias confinadas em casa. Para isso, a BabyLoop, plataforma online de compra e venda de artigos de puericultura, lançada por Carolina Patrocínio em parceria com a startup The Loop Co., apresenta cinco sugestões de atividades carnavalescas para fazer com os mais novos sem sair de casa.

Marta Mesquita, Dra. BabyLoop, refere que “Este ano, por um bem maior, não existirão desfiles nem festas com dezenas de crianças, mas quem disse que esta data tem de ser passada em claro? Temos de aproveitar todas as oportunidades para divertirmos as crianças e o Carnaval é mais uma desculpa para isso. Mesmo no conforto de nossa casa e com toda a segurança possível, a BabyLoop mostra que é possível fazer atividades divertidas com os mais novos, basta querer”.

Eis as cinco atividades:

1. Decorar a casa com enfeites carnavalescos – a decoração é um pormenor que fará o espírito de festa entrar pela casa adentro e, se for feito em conjunto com as crianças, melhor. Ao som de música típica desta altura do ano, as famílias podem criar pequenos elementos decorativos, aproveitando e reciclando materiais como papel, plástico e cartão.

2. Criar os próprios disfarces – se estar disfarçado já é uma animação, fazer esses disfarces é mais uma razão para isso. Tal como a decoração, também as máscaras escolhidas podem ser produzidas com materiais que toda a gente tem por casa, poupando e evitando desperdício. Todas as crianças já pensaram em rabiscar um lençol para o tornar num fantasma…

3. Organizar um desfile – ainda que as crianças não possam exibir as suas fantasias em desfiles com os amigos como acontece habitualmente, podem sempre fazê-lo em casa com a família ou até com amigos através de plataformas online. Por isso, uma boa atividade para fazer com as crianças é organizar um desfile particular com direito a pontuações, prémios e até fotografias.

4. Cozinhar doces coloridos e jantares temáticos – numa festa de Carnaval, não podem faltar doces e, estando a família reunida em casa, todos podem ajudar nessa tarefa. Para isso, basta escolher um tema para a festa, cozinhar umas bolachinhas e decorá-las tendo em conta a temática carnavalesca escolhida.

5. Selecionar filmes da época – qualquer festa de época não pode acabar sem um filme tradicional e este Carnaval, ainda que diferente, não é exceção. Para isso, basta selecionar um conjunto de filmes carnavalescos para miúdos e graúdos que encerrarão a celebração.

Presença assídua nas redes sociais da BabyLoop, a pediatra Marta Mesquita – Dra. BabyLoop - tem também um blog para aprofundar as dicas que partilha e responder às principais dúvidas dos pais, em temas como os cuidados nos primeiros meses de vida, alimentação, amamentação ou a saúde das crianças, para que as famílias vivam a maternidade de forma plena e positiva.