Dia de Aulas ao Ar Livre


03 Nov

O Dia de Aulas de Aulas ao Ar Livre vai acontecer no dia 5 de novembro e é um movimento global que visa celebrar e inspirar a brincadeira e a aprendizagem ao ar livre, em casa ou na escola. Depois de um longo período de confinamento, nunca foi tão importante defender o direito das crianças a brincar e aprender ao ar livre.

O Dia de Aulas ao Ar Livre

A pandemia do COVID-19 desencadeou mudanças sem precedentes quer nas escolas, quer no estilo de vida e rotina das famílias. Apesar de já não estarmos confinados às nossas casas, ainda sabemos pouco sobre o impacto da pandemia no bem-estar das crianças, por isso a nossa ação única enquanto movimento do Dia de Aulas ao Ar Livre é tão urgente.

Em resposta a esta crise, estamos empenhados em apoiar professores, pais e crianças ao longo de todo o ano e assim, pela primeira vez em Portugal, celebramos uma segunda data no mesmo ano e lançamos um novo tema:

No dia 5 de novembro de 2020: Viva o Ar Livre.

O Movimento Bloom e a Associação Nacional de Professores, lançam desta forma simples o  desafio:

Às escolas portuguesas, o compromisso, neste dia 5 de novembro, para celebrarem o ar livre, dinamizando por exemplo, 1 aula no exterior.

Aos pais/ encarregados de educação, convidar  a turma ou a escola dos seus filhos a participar e concretizar uma aula ao ar livre. Se preferirem, celebrem em família, dedicando uma hora para uma atividade ao ar livre com os vossos filhos/as.

Como participar no Dia de Aulas ao Ar Livre

Basta aceder ao nosso website e preencher um pequeno formulário para colocar a sua escola/ família no mapa!

Se procura ideias para atividades na natureza , orientações para tornar o ar livre parte da vida de cada criança, todos os dias, ou inspirações para celebrar este dia, pode encontrar todos estes recursos no site.