Escola Amiga organiza encontro digital ”Bullying: Violência não é brincadeira”


14 Oct
14Oct

A LeYa Educação, no âmbito da sua iniciativa Escola Amiga, e o psicólogo Eduardo Sá, vão organizar no dia 21 de outubro às 18h00, nas suas páginas de YouTube e Facebook, um encontro digital sob o tema, “Bullying: violência não é brincadeira”.

Este encontro é realizado no contexto do Dia Mundial Dia Mundial de Combate ao Bullying, que se celebra no dia 20.

O bullying define-se pelo uso da força física, ameaça ou coerção para abusar, intimidar ou dominar de forma agressiva, e habitual, outras pessoas e está presente em muitas escolas e na vida de muitas crianças, e adolescentes. 

Em Portugal, de acordo com alguns estudos, 38% dos jovens entre os 13 e os 15 anos já sofreu bullying. No mundo inteiro, estima-se que 150 milhões de alunos passem pelo mesmo. 

Sendo este um tema que não pode ser ignorado, e que impacta negativamente a vida de tantas famílias, neste encontro sobre o bullying em meio escolar, vão estar em análise alguns aspetos como: Agressividade e violência são a mesma coisa? Como se distinguem as picardias e a bulha do bullying? Como se maltrata e quem maltrata em meio escolar? Como pode a escola prevenir, controlar ou intervir nas situações de bullying? Deve a escola ter atenção ao ciberbullying, que “salta” do recreio para as redes sociais? Há alunos mais atreitos a serem vítimas de bullying? ou mesmo, Será o bullying uma “epidemia” ou ele sempre existiu?

Uma conversa informal, conduzida pelo Eduardo Sá, que tem como objetivo mostrar que o bullying não é uma brincadeira.