“Voltei”: o hino de Gisela João e da Roche inspirado no cancro da mama


02 Nov
02Nov

Gisela João juntou-se à farmacêutica Roche para lançar uma música em homenagem a todas as pessoas que vivem com cancro da mama. “Voltei” é o nome do tema, desenvolvido em conjunto com o cantor norte-americano Justin Stanton.

«Eu queria fazer, mas ao mesmo tempo pensei: eu não consigo. A responsabilidade era muito grande. Tinha de escrever uma letra que falasse sobre um processo que é violentíssimo, esta proximidade da morte, esta noção de finitude que temos todos, mas na qual nunca pensamos», confessa a fadista. No entanto, acabou por avançar com o projeto, que se apresenta como uma reflexão sobre a importância do tempo e da vida.

Em comunicado, Gisela João conta que a inspiração surgiu da sua própria experiência e do contacto com pessoas que tiveram cancro. «Eu não tive cancro, mas tive uma experiência de quase morte e também me lembrei do que é que eu mais queria: queria abraços, queria ver o mar, queria dançar, o movimento do corpo à vontade. Porque as pessoas que passam pelos tratamentos de cancro ficam muito débeis e o movimento não é o mesmo e, quando ultrapassam a doença, passam a ter de volta o movimento, podem rir, podem dançar, podem gritar, podem ver o céu, e a inspiração vem muito daí. Musicalmente, o tempo está lá, parece um relógio, porque afinal o tempo fica e a gente é que vai passando. E a música é sobre isso, o voltar à vida.»

O projeto tem também um lado solidário, já que Gisela João vai reverter um euro por cada bilhete dos seus concertos, nos Coliseus de Lisboa e do Porto, a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC). Os concertos estão marcados para os dias 5 e 13 de Novembro, respetivamente.