30 Nov
30Nov

Os centros comerciais Mar Shopping Algarve e Mar Shopping Matosinhos vão lançar uma campanha de reboxing. Ao contrário do unboxing – o ‘desembrulhar’ de artigos nas redes sociais -, esta iniciativa visa dar uma nova vida a todos os presentes que se recebem e nunca se usam.

A campanha de reboxing dos centros Ingka Centres tem origem num estudo internacional realizado em seis países sobre esta temática. De acordo com os resultados do inquérito realizado a mil portugueses, quatro em cada cinco, ou seja 80%, afirmaram receber presentes de família e amigos que não querem ou nunca usarão. 

Em Portugal, os presentes menos usados ou desejados são: roupa (54%), acessórios (46%), produtos de banho e beleza (31%), livros (22%), utensílios de cozinha e para a casa (22%), sapatos e chinelos (19%), brinquedos e jogos para criança (17%), eletrodomésticos (9%) e gadgets e tecnologia (7%). Quanto ao destino destes presentes, 41% confessa devolver ou trocar por algo do seu interesse, 40% guarda mas nunca usa, 34% oferece a outra pessoa e apenas 25% doa a instituições de solidariedade.

Para impulsionar este movimento, o Mar Shopping Algarve colocou um roupeiro solidário junto à sua Aldeia de Natal, onde os visitantes podem fazer o reboxing de roupa, acessórios e calçado (em bom estado), “presentes” que serão posteriormente doados às instituições G.A.T.O. (Projeto Housing First), Casa de Acolhimento “Os Miúdos” e Existir (Associação para a Intervenção e Reabilitação de Populações Deficientes e Desfavorecidas). 

Este movimento será divulgado também em plataformas online e físicas e os dois centros comerciais irão recorrer a influenciadores digitais para dinamizar esta iniciativa.