Instalação de 318 balões surpreende quem passa na Rua de Santa Catarina


08 Oct
08Oct

A nova fachada do ViaCatarina Shopping está decorada com a obra vencedora da 6ª edição do concurso VIArtes.

O ViaCatarina Shopping, o centro comercial localizado na emblemática Rua de Santa Catarina, no Porto, inaugurou hoje uma impressionante instalação artística com 318 balões na sua fachada, cuja autoria é da 560 Architects, vencedores da 6ª edição do VIArtes. 

O concurso de arte pública, lançado em outubro do ano passado pelo ViaCatarina Shopping, marca a vida cultural da cidade há seis anos, e desta vez surpreende com uma espécie de espetáculo em tempo real. 

Sob o mote de que “o tempo altera a leitura de toda e qualquer obra”, os arquitetos Filipe Santos Marinho e Vítor Carneiro de Mesquita, fundadores da 560 Architects, criaram a obra “Incha, desincha e passa!” — “Incha”, com a insuflação de 318 balões, distribuídos pela fachada exterior e “desincha”, promovendo uma orquestração dinâmica de movimento, cor e luz”. Por fim, “passa”, repondo, por breves instantes, a fachada original e pré-existente. 

A instalação artística dos vencedores da 6ª edição do VIArtes, que promete surpreender todos os que passam na Rua de Santa Catarina, vai estar patente na fachada do centro comercial durante cerca de um ano. 

Para Ana Pinto, diretora do ViaCatarina Shopping, “é muito gratificante para o centro servir de palco para os artistas partilharem as suas criações artísticas com todos, incentivando à valorização do que melhor se faz em Portugal e também no estrangeiro. Após seis edições, temos vindo a receber cada vez mais candidaturas de grande qualidade e criatividade, e queremos continuar a fazer do VIArtes uma referência na arte urbana na cidade do Porto”. 

“Desde o início que abraçamos desafios que nos permitem experimentar, desafiar limites, criticar o conformismo ou contestar paradigmas. A instalação “Incha, desincha e passa!" é reflexo disso mesmo, com a orquestração de cor, luz e movimento. De forma orgânica e em ciclos sucessivos, esta Obra irá transfigurar a imagem do espaço público e privado, promovendo a constante mutação de uma fachada existente, sendo possível ser observada ao longo da extensão da Rua de Santa Catarina”, referem os vencedores da 6ª edição do concurso. 

O VIArtes reforça o projeto ‘Cultura no Centro’, lançado este ano pelos centros comerciais geridos pela Sonae Sierra, que tem como objetivo apoiar artistas e entidades nacionais e regionais de âmbito cultural, acrescenta a responsável.