DXC desafia jovens portugueses a desenvolver um videojogo divertido, criando o seu esquadrão de Super-Heróis para juntos combaterem as Alterações Climáticas


31 Oct
31Oct

A DXC Technology quer despertar o interesse e a paixão dos jovens dos 2º e 3º Ciclos, entre os 10 e os 15 anos para o mundo da programação. Desta forma, dará voz ao concurso DXC Code Challenge, uma iniciativa que pretende aproximar estudantes portugueses da tecnologia e da ciência de forma divertida e colaborativa.

“Com o decorrer dos tempos vividos em todo o mundo, ficou visível o papel diferenciador que a tecnologia aportou às economias garantido que os sistemas não paravam. A tecnologia é hoje inevitável e incontornável na vida das pessoas. A DXC, enquanto empresa consciente do papel ativo que deve ter na sociedade, quer desde cedo potenciar o contacto das gerações mais novas com as áreas da Tecnologia. Este é, pois, um dos propósitos para o lançamento do Concurso DXC Code Challenge, que os jovens possam abordar a ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM) de uma forma atrativa, divertida e fácil de desenvolver” afirma Carlota Guedes Figueiredo, Marketing & Communication Specialist da DXC em Portugal.

O DXC Code Challenge é um concurso de programação Scratch, aberto a qualquer jovem estudante e que vai colocar a sua imaginação e habilidades à prova.

Combinando tecnologia e valores numa única iniciativa para fazer a diferença, a iniciativa desafia os jovens a criarem os seus próprios super-heróis para ajudar a combater as alterações climáticas, promovendo a redução das emissões de CO2 e ambicionando um futuro mais verde e saudável.

Neste concurso, cada grupo de jovens terá de criar um videojogo de aventuras, existindo para tal duas categorias: Júnior, 2º ciclo dos 10 aos 11 anos, e Sénior, 3º ciclo dos 12 aos 15.

A iniciativa não se destina apenas a contextos escolares, podendo as crianças concorrer a título individual ou formar grupos de dois com os irmãos ou amigos.

As inscrições estão abertas pelo que no decorrer dos próximos meses os jovens devem elaborar o seu projeto, com o envio do mesmo a ser feito até ao dia 13 de maio de 2022. Segue-se a avaliação dos mesmos entre 16 e 3 de junho. A revelação dos vencedores terá lugar na segunda quinzena de junho.

No Desafio Júnior, recorrendo ao Scratch e em pares, os participantes deverão desenhar um jogo de plataformas em 2D.

No desafio Sénior, recorrendo ao Scratch e em pares, os participantes deverão desenhar um jogo de plataformas tridimensional (3D), criando múltiplos cenários e incluindo um adversário no ambiente de jogo.

Toda a informação está disponível no website https://dxccodechallenge.pt/Formulário de Inscrição