16 Dec
16Dec

As férias de natal estão mesmo a chegar e para que os mais novos aproveitem ao máximo as próximas semanas de descanso, a Kumon sugere a realização de sete jogos, muito divertidos e fáceis de executar em qualquer lugar.

Comecemos pelo jogo A múmia. Como se joga? Podemos jogar à medida que familiares ou amigos cheguem a nossa casa. Tapa-se uma das crianças com uma venda e a próxima pessoa a chegar a casa tem que adivinhar quem é. Se acertar, colocamo-lo no seu lugar e continuamos o jogo até que tenham chegado todas as pessoas. 

Para crianças mais pequenas, a Kumon sugere jogar aos anões e gigantes. O adulto diz “anões” e as crianças têm que colocar-se de cócoras e ao dizer “gigantes”, terão que pôr-se de pé. Devemos dizer as palavras de forma alternada, para que as crianças se movimentem.

Desenhar ao acaso é outro jogo em que as crianças se divertem muito. Com os olhos vendados, os mais pequenos devem estar sentados à mesa, com um papel e um lápis. O adulto nomeará alguns objetos, e as crianças deverão desenhá-los. Quando retirarem as vendas, seguramente será divertido comparar os desenhos.

Conhece o jogo procurar o extraterrestre? É uma variante da gincana e joga-se assim: quando todas as crianças estiverem reunidas é dito que um extraterrestre levou um objeto de casa e podemos mostrar as pitas que este terá deixado na casa. Vamos dando pistas e no final poderão encontrar o tesouro escondido.

Caçar objetos é jogo que nunca falha. Enchemos uma caixa com objetos de diferentes formas e cores: copos de plástico, tampas, esferográficas, peluches. Colocamos música para que as crianças dancem, e quando de repente parem todos, têm de correr até à caixa e retirar um objeto. A criança que não consiga ficará eliminada. Retiramos um objeto da caixa e repetimos. Assim até que fiquem uma ou duas crianças.

A Kumon propõe ainda jogos de letras para crianças ou jogos para aprender o vocabulário. Para jogar à caixa das palavras, sentamos todas as crianças no chão e uma delas começa por dizer “tenho uma Caixa que tem dentro um” ... balão por exemplo. A próxima pessoa repete a mesma frase, dizendo um objeto que comece com a letra seguinte do abecedário sem repetir palavras já ditas. Ganha o último jogador sem falhar.

O jogo aprender os números até 10 em inglês batendo palmas também faz sucesso. Colocamos as crianças em círculo e o adulto coloca-se no centro e ensina os números em inglês batendo várias vezes as palmas. Por exemplo, diz: «One», toca uma palma e espera a que as crianças repitam «One» tocando uma palma. Logo o adulto diz: «Two», e toca duas palmas, e assim até 10. Repete-se a sequência em ordem várias vezes e depois deforma aleatória. Ganha o último jogador a falhar.

Os jogos em inglês permitem à criança aprender e divertir-se ao mesmo tempo. Nos centros Kumon, o programa Kumon English, ministrado presencialmente, online, ou de forma mista, também possibilita a aprendizagem através de jogos divertidos.