02 Dec
02Dec

A próxima avaliação PISA dos sistemas de ensino de países da OCDE, em 2025, será determinante para a comunidade de ensino do inglês em todo o mundo, segundo uma das principais especialistas em avaliação da língua inglesa.

Hanan Khalifa, da Cambridge Assessment English, departamento sem fins lucrativos da Universidade de Cambridge, afirma que a inclusão de competências linguísticas essenciais é um importante contributo para este estudo de renome mundial. Fornecerá os dados comparativos que são necessários a nível escolar para contribuir de facto para as políticas e estratégias nacionais. 

Hanan Khalifa apresentou um breve resumo sobre o papel da Cambridge na próxima avaliação PISA durante a 18.ª Conferência Internacional sobre a Qualidade do Ensino, em Marrocos. 

«O próximo relatório PISA será determinante para o ensino do inglês em todo o mundo. Fornecerá os tão necessários dados mais recentes para ajudar a definir políticas e estratégias de ensino a nível nacional», observou Hanan Khalifa. Acrescentou ainda que «Estamos encantados por participar na elaboração das provas de inglês deste estudo global, pois dá-nos a oportunidade de utilizar os nossos conhecimentos especializados em investigação de impacto e desenvolver um contributo significativo para o projeto.» 

A Cambridge Assessment English, que apoia a OCDE no desenvolvimento do teste de inglês a ser utilizado no estudo de 2025, dedica-se há várias décadas à investigação sobre o ensino das línguas. Utilizamos a nossa especialização na aprendizagem e avaliação de línguas para medir o impacto de iniciativas no domínio da língua inglesa. Isto permite à Cambridge produzir um programa anual de investigação de impacto que ajuda os governos a monitorizar objetivos, medir resultados e tomar decisões sobre políticas. 

«Trabalhamos em estreita colaboração com organizações de todo o mundo para aferir o impacto positivo da aprendizagem da língua inglesa, e é ótimo que este tipo de avaliação seja feito a um nível tão global», observou Hanan Khalifa. 

O PISA (sigla, em inglês, de Programme for International Student Assessment) é o maior estudo mundial na área da educação, abrangendo 80 países, visa avaliar se os alunos de 15 anos estão preparados para usar os conhecimentos adquiridos na resolução de situações da vida quotidiana. O PISA 2025 incluirá, pela primeira vez, a avaliação de línguas estrangeiras, com o inglês como primeira língua estrangeira a ser avaliada.