«Água da Vida»


17 Jan
17Jan

Água da Vida é um livro de yoga e meditação para crianças, inspirado no ciclo da água, no mar e na preservação de algumas espécies marinhas, tendo subjacente o imaginário dos Açores. Na sua escrita tive como objetivo despertar a atenção plena das crianças para a necessidade de contemplarmos a água, num processo de tomada de consciência pelo valor da vida e a importância da preservação dos ecossistemas marinhos e costeiros.

A história, escrita em poesia, fala de Manuel, um menino corajoso que sai à aventura num dia de chuva. A personagem atravessa as diferentes fases do ciclo da água encontrando os seus diferentes elementos que são retratados pelos ásanas, ou as posturas de yoga, que o levam a meditar… até chegar ao mar. Aí, encontra espécies marinhas que o deliciam, sendo cada animal representado por um ásana. E é num mergulho profundo que o menino constata o poder terapêutico da água junto de Alice, a personagem que se move em cadeira de cadeiras, mas que na água sente o seu corpo, resiliente, inteligentemente. Manuel também descobre que há posturas de yoga, a pares, que espelham animais que estabelecem sinergias e vivem em holonarquia. Face à sua aventura, Manuel sente e medita na necessidade de cuidarmos da Água da Vida.

De forma a trazer para o contexto educativo e familiar das crianças os pressupostos e princípios fundamentais da Água da Vida, desenvolvi um conjunto de cartas de yoga. Este é baseado na história em que Manuel descobre que a água do mar tem sal/sódio, tal como o coração que bate em cada um de nós. Esta descoberta conduz-nos à consciencialização, individual e coletiva, de que cuidar do mar e da água é mantermos a (nossa) vida, no dia-a-dia. 

Edição: 2020
Páginas: 48
Editor: Edição de Autor
Ilustração: Isa Silva
Valor: 16,70€ 

MAIS INFORMAÇÕES


DESAFIO 5 DIAS:

VAMOS FAZER YOGA COM A TUA CRIANÇA

de 25 a 29 de Janeiro de 2021

100% ONLINE e GRATUITO

CLIQUE AQUI