«2020 na tua História»


24 Feb
24Feb

As saudades dos avós, os superpoderes dos novos heróis, a aula do Presidente na televisão, as pantufas sempre nos pés, as viagens que ficaram por fazer, a praia que quisemos esticar, a festa de aniversário adiada… São alguns temas abordados neste livro para crianças dos 5 aos 11 anos, que convida os mais novos a reflectir e a desenhar como foi o ano de 2020, num exercício importante de expressão e partilha.

“Neste início de um novo ano, é essencial fazermos uma reflexão sobre o bom e o menos bom do ano que passou e nos marcou para sempre…. Permitir às crianças conversar e expressar o que sentiram e sentem, depois de 12 meses tão desafiantes”, é um dos objectivos da autora, Joana Brandão, licenciada em Psicologia.  

Através do livro, Joana quer incentivar a partilha e o diálogo, convidando a um olhar atento de pais e educadores, neste início de ano, onde a saúde mental de todos é essencial para abraçarmos com esperança o 2021. 

Descrição

O livro foi fruto da convicção da autora, mãe de dois filhos e com formação em psicologia, da necessidade de estarmos atentos à forma como as crianças estão a viver todas estas restrições e regras, bem como a distância de familiares e amigos num ano tão diferente e que trouxe tantas mudanças à sua vida... É importante permitir que as crianças sintam que o que estão a viver é comum a muitas outras; que podem e devem expressar-se e falar sobre os seus receios e dúvidas com os outros.

A ideia do livro “2020 na Tua História” nasceu num domingo de manhã e foi lido, ainda em esboço, ao filho mais velho da autora. A sua expressão emocionada incentivou Joana a tornar o livro uma realidade que pudesse chegar a casa e ao coração de outras crianças.

Nestes 20 desenhos que agora são apresentados, a criança vai poder recordar o que viveu neste ano, exteriorizar a alegria, a revolta, a saudade, os planos futuros, o que ficou por fazer, as preocupações e, sobretudo, as emoções que tem dentro dela. Este é um livro que pode ser utilizado em 2020 ou nos anos seguintes, por professores, psicólogos, pais ou outros familiares quando o assunto for “o difícil ano de 2020”, junto destes pequenos super-heróis.

Em, 2020, a nossa vida foi interrompida por um vírus que se espalhou pelo mundo e nos trouxe dias diferentes. Um ano de mudanças para todas as pessoas, em todos os lugares.

Um ano em que fomos mais iguais do que nunca, estivemos juntos na mesma batalha e nunca nos sentimos tão distantes uns dos outros.

Como foi para ti o ano de 2020? 

Páginas das redes sociais onde pode acompanhar mais sobre este livro: 

www.facebook.com/joanab.livrosinfantis www.instagram.com/joanalivrosinfantis

Encomende online para receber o livro em casa

O livro está também à venda em Santarém, na livraria Aqui há gato.