A Rita vai mostrar como a vida pode ser doce, mesmo com diabetes!


30 Oct

Os últimos dados revelam que mais de três mil crianças e adolescentes sofrem de diabetes tipo 1. Dois desses adolescentes eram a Paula e o Tiago Klose, que aos 13 anos descobriram que tinham esta patologia: «foi avassalador. Com o choque, veio a tristeza, a negação, a raiva», Paula. O Doce Mundo de Rita foi escrito para ajudar todas as crianças e adolescentes a perceberem que a diabetes tipo 1 não os limita, e que é na aceitação e na partilha com os outros que está o segredo.

SINOPSE

A Rita é atlética, forte e ágil… mas quanto a diabete entra na sua vida, ela não sabe como reagir. 

Em plena adolescência, a Rita sofre com a pressão da escola, dos pais e a indiferença do Gonçalo, o seu crush. Um dia, desmaia nas aulas, é levada ao hospital e descobre que tem diabetes tipo 1. 

Como é possível isto acontecer se ela é desportista e supermagra? E agora? Dar insulina, controlar a glicemia, contar hidratos… é muita coisa nova!

Com o passar dos dias, a Rita sente-se observada por todos: médicos, professores e colegas. Para piorar tudo, o pai está mais controlador do que nunca, a mãe parece indiferente e a Inês, a sua BFF, não sabe lidar com a «nova» Rita. Sentindo-se sozinha e incompreendida, a última coisa que a Rita quer é ser vista como uma doentinha, acabando por se refugiar nas redes sociais, em busca de novos amigos e de outros caminhos.

Será que novos amigos podem ajudá-la com esta nova realidade? E o que farão os pais, a Inês e até o Gonçalo para a ajudar? 

Entre as dúvidas e a coragem, a Rita vai descobrir o caminho para ultrapassar os desafios que a diabetes lhe coloca.

A Paula e o Tiago, que vivem com diabetes tipo 1 há décadas, são voluntários em inúmeras atividades para jovens com dt 1 e as suas famílias, incluindo campos de férias, palestras e expedições. Têm dois filhos maravilhosos (sem diabetes)  e pelo menos um deles quer ter dt 1. Adoram histórias e acreditam que o mundo precisa de uma heroína que mostre como é a vida com dt 1. A Paula é coach e formadora, criou um projeto na klosetopeople.com para partilhar as suas experiências e conhecimentos sobre coaching e parentalidade com mães e pais de crianças e jovens com dt 1. O Tiago é apaixonado pelo conhecimento e pela comunicação, enamorado pela investigação clínica e distrai-se com projetos paralelos: já foi cartunista (sem desenhos e com bichos) e adora construir Legos.

Pode ler as primeiras páginas aqui.