«Como lidar com os problemas de comportamento das crianças»


02 Jun

Um guia repleto de dicas e estratégias práticas para pais, professores e outros educadores, com particular relevância nos tempos atuais de muitos desafios no processo educativo.

A editora PACTOR apresenta o seu novo livro na área da Educação com autoria da psicóloga Vera Ramos, que se dedica sobretudo ao acompanhamento de crianças e adolescentes, sendo especialista também em Psicologia Clínica, da Saúde e da Educação.

“Como lidar com os problemas de comportamento das crianças” é um livro com dicas e estratégias para reduzir comportamentos indisciplinados e contribuir para o desenvolvimento de competências sociais mais assertivas das crianças, enquanto alunos, filhos e cidadãos. Uma ferramenta para orientar e ajudar a distinguir comportamentos normais de patológicos, com estratégias de intervenção adequadas às necessidades de cada criança de forma a que estas cresçam num ambiente harmonioso e equilibrado compreendendo a existência de regras.

Destinada a pais, professores, educadores, encarregados de educação, psicólogos e público em geral, a nova obra destaca a importância do afeto e da imposição de limites (de forma positiva) enquanto ingredientes imprescindíveis para a educação das crianças, abordando o desenvolvimento comportamental das mesmas e facilitando a compreensão desse comportamento humano que tem influências internas, de personalidade e temperamento, assim como influências externas como o grupo de pares e os contextos escolares e familiares.

Numa fase em que professores, pais e educadores enfrentam especiais desafios no processo educativo, é fundamental estar alerta para o impacto das novas dinâmicas no comportamento dos mais novos e não esquecer que a disciplina e a autoridade são dois aspetos que devem estar sempre presentes.

Parentalidade positiva, estilos parentais, regras do que fazer e não fazer, técnicas para modelar comportamentos e lidar com as birras são alguns dos conteúdos relevantes explorados neste livro da psicóloga Vera Ramos, que recorda que a função dos pais não é só educar, mas também dar um bom exemplo.

“Impor limites com atitudes positivas, seguras, consistentes e, ao mesmo tempo, transmitir afeto e empatia facilitará o processo de aprendizagem de regras e normas sociais à criança, de uma forma mais saudável e feliz. Os limites ajudam as crianças no controlo dos seus impulsos e é importante que estas compreendam que se lhes dedicamos tempo para o afeto e lhes damos atenção, também necessitamos estabelecer regras. A isso chamamos amor.”

In Introdução

Principais conteúdos abordados:

  • A psicologia e o comportamento humano;
  • O desenvolvimento da criança;
  • A socialização da criança e a importância dos agentes de socialização;
  • As perturbações do comportamento;
  • As birras;
  • Os estilos parentais;
  • A indisciplina no contexto escolar;
  • A importância das regras e as técnicas comportamentais;
  • Parentalidade positiva.