«Contos para uma nova realidade» ensina os mais novos a gerir emoções e a controlar medos para voltar às rotinas


18 Oct

A Texto editou “Contos para uma Nova Realidade”, da psicóloga espanhola Begoña Ibarrola, reconhecida especialista em inteligência emocional e uma das mais lidas escritoras de contos infantis em Espanha. As quatro histórias agora publicadas em português pretendem ser um guia para pais e professores sobre a melhor forma de ensinar os miúdos a gerir emoções, ultrapassar medos e voltar às rotinas sem grandes problemas.

Sinopse: Lucas tem medo que os pais, ambos enfermeiros, sejam infetados no hospital. Valentina está triste por não poder festejar o aniversário com os amigos. Sara quer voltar à escola e ver as amigas, mas o irmão Victor não tem a mesma vontade… Fábio tem medo de sair de casa, mas Cati vai descobrir que a alegria é mais contagiosa do que qualquer vírus.

“Os contos têm um fundo comum, o otimismo e a atualidade que poderão ser usados como recursos para falar sobre emoções aos nossos filhos, sobrinhos, netos ou alunos, ajudando-os a ultrapassar a incerteza da pandemia. Quando vivemos uma situação excecional, com circunstâncias anómalas e imprevistas que fogem do nosso controlo, a vida quotidiana pára, tudo se altera bruscamente e os níveis de incerteza aumentam, provocando um grande nível de stress em toda a população. Os adultos são muito afetados, mas as crianças são ainda mais penalizadas. Não nos esqueçamos de que somos seres sociais, de que o grupo é a base da formação da personalidade, de que nos construímos através de relações, e não em isolamento, pelo que, quando se verifica um corte imprevisto nas relações sociais, há crianças que se retraem, desenvolvendo receio, irritabilidade, ansiedade, problemas emocionais... Emoções desagradáveis que poderemos já ter observado em nós, bem como nas nossas crianças.”