O Longo Caminho para a Igualdade - Mulheres e Homens no Século XXI


07 Mar
07Mar

No próximo dia 8 de março comemora-se o Dia Internacional da Mulher, uma data que ganha cada vez mais importância pelas questões da igualdade de género, tão debatidas atualmente.

As escritoras Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada acabam de lançar um novo livro, ilustrado por Susana Carvalhinhos, dedicado às questões de género no acesso ao trabalho, a ser lançado online no próximo dia 8. O livro, intitulado “O Longo Caminho para a Igualdade - Mulheres e Homens no século XXI”, é destinado ao público infantojuvenil, e tem como objetivo combater preconceitos e desconstruir estereótipos de género associados às profissões, reforçando a ideia de que todas as profissões estão acessíveis a qualquer mulher e a qualquer homem e todas as mulheres e todos os homens merecem as mesmas oportunidades de carreira, independentemente do género. 

Este é o primeiro livro publicado pelo iGen-Fórum Organizações para a Igualdade*, em parceria com a Imprensa Nacional, a editora pública portuguesa. 

A Auchan Retail Portugal, como um dos membros do iGen e empresa em constante defesa pela igualdade de género, aconselha a leitura deste livro. Nas palavras de Jorge Filipe, Diretor de Recursos Humanos da Auchan Retail Portugal, “O princípio da igualdade de género deve ser considerado um dos pilares da política de diversidade de todas as empresas. Na Auchan estamos, desde sempre, comprometidos com princípios de gestão ética e responsável, promovendo o desenvolvimento de uma cultura de confiança, integridade e proximidade entre todos(as) os(as) colaboradores(as). Foi o acreditar que era possível mudar as mentalidades dos nossos lideres, que nos levou a trabalhar no sentido de não ter nenhuma função exclusiva de um género. Desde 2009, recrutamos e desenvolvemos competências independentemente do género e, como consequência, em 2019 o equilíbrio Mulheres/Homens (50%) nas nossas equipas de lideres foi alcançado; em simultâneo o desfasamento salarial entre Mulheres e Homens foi reduzindo. O percurso para a igualdade de género parece ser longo, mas o exemplo da nossa experiência leva-nos a acreditar que poderá ser encurtado e trilhado com sucesso, como prova este livro.” 

Para assistir em tempo real à sessão de lançamento da obra, visite a página do iGen dedicada ao evento, ou clique no video abaixo.

Nota: De momento, o livro apenas se encontra à venda no site da Imprensa Nacional Casa da Moeda (enquanto as lojas estão fechadas) e no site e nas lojas Auchan 

*O iGen - Fórum Organizações para a Igualdade, criado em 2013, é composto por 69 organizações, nacionais e multinacionais, dos setores público, privado e da economia social,  que operam em Portugal e representam, no seu conjunto, cerca de 2% do PIB português. Os membros do iGen assumem o compromisso de reforçar e evidenciar a sua cultura organizacional de responsabilidade social incorporando, nas suas estratégias e nos seus modelos de gestão, os princípios da igualdade entre mulheres e homens no trabalho e no emprego. A CITE-Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego é a entidade dinamizadora do iGen.