O Simão ensina a dizer não ao desperdício neste livro infantil

Há uma nova história para crianças nas prateleiras das livrarias. Chama-se “Diz não ao desperdício com o Simão”, é da autoria de Eunice Maia, co-fundadora da mercearia Maria Granel, e pretende alertar os mais novos para a importância da redução do desperdício alimentar.

Neste livro, direcionado a crianças dos 4 aos 12 anos, o leitor tem acesso a uma série de ensinamentos que o Simão e a sua família adoptam diariamente na sua casa: sabiam que as ervas aromáticas devem ser guardadas num recipiente com água? E que a alface e os espinafres devem ser conservados em panos húmidos, dentro de recipientes fechados para que se conservem mais tempo? Já experimentaram fazer almôndegas de feijão? E compostagem, querem saber o que é e como se faz?

Também as ilustrações refletem e foram pensadas numa lógica de reaproveitamento e de redução de desperdício. Alguns materiais escolhidos, como um saco do pão (camisola do pai) e cascas de ovo (cabelo da avó), foram digitalizados de forma a terem uma segunda vida e para que possam ser sempre utilizados sem ser necessário gastar mais material para o desenvolvimento do processo ilustrativo.

O livro está disponível nas lojas físicas Maria Granel, em Lisboa (Alvalade e Campo de Ourique), na loja online desta mercearia e no site da Editora Betweien.