Os meus amigos invisíveis


13 Oct
13Oct

Projeto Heróis Sem Capa lança o segundo livro que, através de ilustrações, conta a história de um menino com uma doença invisível que faz aparecer três monstrinhos invisíveis que só ele consegue ver. O mote é dizer às nossas crianças que não faz mal pedir ajuda quando precisam.

Mafalda Mota, autora do projeto Heróis Sem Capa, apresenta o seu segundo livro, “Os meus amigos invisíveis”, numa altura em que a saúde mental é cada vez mais falada e uma maior preocupação. Não é apenas um livro infantil e explica-nos que é possível aceitar a diferença em cada um de nós, mesmo que essa doença seja vista como um bicho de sete cabeças, e que existe quem queira ajudar e compreender. 

Inspirado em John Forbes Nash Junior, Nobel matemático que sofreu de esquizofrenia, Joly é a personagem principal. Tem três amigos que só ele consegue ver, ensina-nos que quando não somos capazes não faz mal pedir ajuda e que com a ajuda de uma mão amiga, por vezes, acreditar no invisível faz com que tudo seja possível. Assim como John Nash pôde contar com várias mãos amigas para o guiar, Joly pode fazer o mesmo. 

O projeto surgiu como um trabalho de mestrado em homenagem aos tios-avós que perdeu aos 21 anos e tem na sua génese um blog que conta várias histórias reais escritas e ilustradas pela Mafalda sobre pessoas reais. Além disso, já foram lançados dois livros. No primeiro, com o título “Um Salto para a água” sobre Bethany Hamilton, a mensagem transmitida foi “eu consigo”. Neste segundo, a Mafalda explora o tema “eu não consigo mas não faz mal, peço ajuda”. 

Mafalda Mota usa a ilustração e o storytelling para inspirar e mostrar que o nosso valor vem de dentro e que é possível encontrar um herói em qualquer lugar. 

É o presente perfeito para oferecer aos heróis lá de casa, as nossas crianças, pois celebra heróis reais, com histórias de vida reais, de todas as formas e feitios através da arte e da literatura.  

Joly é um menino como os outros, até ao dia em que aparecem três monstrinhos brancos no seu quarto.
Uma viagem pela incompreensão aguarda-o, na qual terá de ensinar uma mão amiga a ver o que não consegue.
Juntos, somos mais fortes.
Um herói não é menos herói se, ao seu lado, tiver outro herói.

  • Título: Os meus amigos invisíveis
  • Editora: Cultura Editora 
  • Dimensões: 210 x 285 x 7 mm 
  • Encadernação: Capa dura
  • Páginas: 32
  • Classificação Temática: > Infantis e Juvenis > Livros Infantis de Ficção > Infantil (6 a 10 anos) 
  • Preço: 12,00€