Assistente Google: aprenda 5 formas de usar o Assistente Virtual no seu telemóvel


24 Oct
24Oct

O Assistente Google foi lançado há cinco anos nos Estados Unidos. De lá para cá, a tecnologia de voz mudou a forma como as pessoas usam os seus dispositivos móveis e, hoje, os assistentes digitais fazem parte da vida diária de milhões de pessoas em todo o mundo e ajudam a responder a mil milhões de perguntas, enviar milhões de mensagens, fazer milhões de receitas, definir mil milhões de lembretes e muito mais. 

Há quase dois anos, o Assistente Google chegou a Portugal e, para começar a usá-lo, só é preciso ter à mão um smartphone, disponível em dispositivos Android (versão Android 5.0 ou superior) ou iPhone, em português de Portugal. E descarrega-se exatamente como outra aplicação: a partir da Play Store ou da App Store. O próximo passo? Dar início à descoberta das diferentes aplicabilidades que o Assistente pode assumir na rotina e facilitar até as tarefas mais simples do dia-a-dia.

Mas então… o que podemos perguntar ao Assistente Google? Vejamos alguns exemplos. 

1. Para ações básicas de gestão do dia-a-dia: “Lembra-me de beber água todas as manhãs”; “Coloca o despertador para as 8h da manhã”; “Lembra-me de ir à lavandaria quando chegar a casa”; “Conta-me 15 minutos para poder tirar as bolachas do forno”; “Adiciona ovos e pão à minha lista de compras”; “Quando é a minha primeira reunião de hoje?”; etc. 

2. Para comunicar com os outros: “Liga à mãe”; “Envia uma mensagem ao João a dizer que estou a caminho”; “Lê os novos e-mails que ainda não abri”; “Liga todos os domingos, às 12h, à avó Isabel”; etc.

3. Para obter informação local: “Como está o tempo hoje no Porto?”; “Quais as pizzarias mais próximas?”; “O supermercado ainda está aberto?”; “Como está o trânsito hoje para o trabalho?”; “Dá-me as indicações para o aeroporto”; “Encontra o multibanco mais próximo”; etc.  

4. Para procurar entretenimento e lazer: “Reproduz o episódio mais recente do Fuso”; “Mete a tocar os Top Hits de hoje do Spotify”; “Aumenta o volume da música”; “Conta-me uma piada”; “Lê-me um poema”; “Quais os próximos concertos de jazz em Lisboa?”; etc. 

5. Para aprender mais: “Quanto é 20% de 80?”; “Como digo ‘olá’ em Turco?”; “Quanto ficou o último jogo do Sporting?”; “O que significa ‘quezilento’”?; “Procura fotografias de gatinhos”; “Quais as últimas notícias da BBC?”; “Como removo manchas de vinho do tapete?”; etc.

O Assistente Google foi desenvolvido para manter as informações dos utilizadores privadas, seguras e protegidas. Como sempre, os utilizadores têm controlo sobre como o Assistente gere os seus dados e os recursos que escolhem usar. É possível rever, excluir ou desligar a Atividade na Web e apps, limitar as gravações de áudio ou desligar a personalização de anúncios. Também pode dizer “Ok Google, elimina a minha última conversa” ou perguntar “Como eu mudo as minhas configurações de privacidade”.

Saiba mais sobre o Assistente Google aqui.