11 Jan
11Jan

Ajudar os mais novos a compreenderem a importância da água é o objetivo do projeto Expedição H2O – À descoberta do valor da água, que tem como ponto de partida um kit recheado de materiais didáticos. Desenvolvido pela BoG, este kit destina-se a crianças em idade escolar, dos seis aos 10 anos, e promove um consumo sustentável.

Livro infantil, puzzle, banda desenhada, jogo da glória e atividades acompanhadas por fichas pedagógicas de apoio ao professor/educador/encarregado de educação são os principais elementos do kit. A ideia é que os materiais sejam usados em contexto educativo formal e informal, ou seja, tanto nas salas de aula como em casa.

“A água, um recurso sempre presente nas tarefas do dia-a-dia e que é essencial recordar que se trata de um recurso natural limitado, que urge preservar e usar de uma forma consciente e eficiente” é o mote por detrás de todos os materiais. Numa primeira fase, está prevista a distribuição gratuita de 100 kits junto de entidades que assumam o compromisso de participar também nas restantes etapas do projeto.

Susana Palminha, coordenadora do projeto da BoG, explica que procuraram desenvolver um conjunto de materiais de utilização transversal. «Desta forma, pretendemos contribuir para o fortalecimento da participação dos cidadãos e da capacitação e sensibilização para a redução do consumo de água, promovendo uma cidadania ativa no domínio do desenvolvimento sustentável», comenta, em comunicado.