NESCAFÉ® e João Manzarra reúnem-se para falar sobre a sustentabilidade do café


30 Oct
30Oct

NESCAFÉ® e João Manzarra associaram-se mais uma vez numa nova ativação da marca, com o objetivo de explorar em maior detalhe as boas práticas de cultivo e produção de café inseridas no programa de NESCAFÉ® – Café Com Respeito, o maior programa de sustentabilidade de café do mundo. O resultado está disponível na página de Instagram do João Manzarra e na  área de Café Com Respeito no website de NESCAFÉ®.

Durante uma visita ao Coffee Specialist da Nestlé, Nuno Castanheira, o apresentador e embaixador do programa Café com Respeito teve oportunidade de conversar sobre as iniciativas que permitem à marca cultivar e produzir café de forma sustentável – garantindo que as gerações futuras poderão continuar a desfrutar desta bebida.

O embaixador teve ainda oportunidade de plantar um cafeeiro, a planta que está na origem do café e que, por norma, apenas é cultivado no cinturão do café – uma zona do globo localizada entre os trópicos na qual é possível encontrar a combinação certa de altitude, solo e clima, proporcionando o clima perfeito para o cultivo dos grãos de café. Nuno Castanheira conseguiu recriar em Portugal as condições necessárias para o crescimento do cafeeiro e, durante a visita, mostrou a João Manzarra cafeeiros que já produziram grãos de café, enquanto falaram do impacto que o programa Café com Respeito tem introduzido nos campos de cultivo de café em todo o mundo.

De acordo com Nuno Castanheira, o programa Café com Respeito “assegura várias medidas mais sustentáveis a nível técnico de cultivo e produção, como práticas de agricultura que protejam o solo e a monitorização da rega para utilização eficiente da água. A nível social através do apoio aos cafeicultores e às suas famílias - seja ao nível do investimento para que estes tenham acesso contínuo a formação de qualidade, seja na garantia de que tudo funciona numa base de comércio justo - o programa contribui diretamente para o aumento da qualidade de vida das comunidades de cafeicultores”.

Estas e outras práticas que compõem o programa dão origem ao que se apelida de um “café de origem responsável”,  em que é possível rastrear os grãos de café até aos campos de cultivo e garantir que são cumpridos fatores económicos, sociais e ambientais durante o cultivo – certificados por entidades externas e independentes, como a Rainforest Alliance e a 4C Services

Desde junho de 2021 que o apresentador João Manzarra é embaixador do programa de sustentabilidade de NESCAFÉ® – Café com Respeito – e, a propósito deste momento, destaca: “A existência deste programa foi precisamente um dos motivos que me levou a aceitar a parceria com as marcas NESCAFÉ® e NESCAFÉ® Dolce Gusto® - acima de tudo, a possibilidade de contribuir para dar a conhecer estas práticas sustentáveis, não só a nível de cultivo e produção, como também de apoio social e comércio justo”.

O apresentador continuará a dar a cara pelo programa, num esforço conjunto para promover o cultivo e consumo de café de uma forma sustentável e responsável. João Manzarra terá ainda um papel fundamental naquilo que será o caminho da reciclagem de cápsulas da marca NESCAFÉ® Dolce Gusto® em Portugal.