Campanha “Família Segura” vai ensinar crianças a protegerem-se no mundo online


21 Nov
21Nov

“Família Segura” é a mais recente campanha da Kaspersky, uma empresa de cibersegurança. O objetivo da campanha é sensibilizar pais e crianças para as ameaças e perigos do mundo online, ensinando aos mais pequenos como preservarem a sua segurança na Internet.

A iniciativa da Kaspersky vai acontecer em dois momentos distintos. Numa primeira fase, em formato digital, decorreu a 14 de novembro a leitura da história “Kasper, Sky e o Urso Verde” por parte da atriz, influenciadora e parceira desta ação, Sofia Correia.

Esta história conta a aventura de dois amigos e do seu urso de peluche, Midori, que entre jogos e outras atividades online, garante a segurança online de Kasper e Sky, alertando-os para os perigos da Internet e do ciberbullying, passando-lhes importantes ensinamentos.

Numa segunda fase, a campanha da Kaspersky vai chegar a várias escolas do país para, com o apoio da companhia de teatro Cativar. Vai ser encenada uma peça de teatro que dará vida às personagens desta aventura. Esta segunda fase da campanha está programada para o início de 2022, data em que a companhia de teatro vai dar vida a Kasper, Sky e Midori, em várias escolas espalhadas pelo país.

A campanha “Família Segura” é direcionada para crianças entre os 6 e os 9 anos, e visa alertar e sensibilizar para os perigos do mundo online e proporcionar uma forma didática e divertida de explicar aos mais pequenos que cuidados devem ter quando estão no mundo digital.

As revelações no mês passado da ex-funcionária do Facebook, Frances Haugen, que trouxe ao conhecimento público estudos internos daquela empresa sobre os danos do Instagram e do Facebook em crianças e adolescentes, intensificaram as preocupações dos pais.

Na semana passada, uma iniciativa divulgada durante o Fórum para a Paz, em Paris, juntou grandes redes sociais como Facebook, Instagram e Twitter, a gigantes tecnológicos como a Amazon e a Google, para apelar à proteção das crianças em meio digital.